Pick-up foi apreendida. / Divulgação
Um agrônomo foi multado em R$ 15 mil por fazer transporte ilegal de agrotóxico. Conforme informações da PMA de Miranda (Polícia Militar Ambiental), uma equipe realizava fiscalização, por volta das 13h de ontem (29) quando perceberam o veículo Fiat Strada, que trafegava pela BR 262 sentido Miranda/Corumbá (MS), passando em frente ao Pelotão Ambiental de Miranda carregado com tambores de agrotóxicos. A guarnição abordou o veículo e verificou que havia 28 galões de agrotóxicos, com 20 litros cada um, em um total de 560 litros, que eram transportados sem autorização ambiental.
Os produtos eram de várias marcas e eram transportados a céu aberto, sem quaisquer coberturas, identificações em relação a símbolos para transporte de produtos perigosos, ou sinalizações, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental. O veículo e o agrotóxico foram aprendidos.
O motorista, um engenheiro agrônomo de 60 anos, residente em Sidrolândia recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Miranda e responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998.
Se condenado, o homem poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão. A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo contra o autuado e arbitrou multa de R$ 15 mil.