X

Águas do Rio Aquidauana invadem ruas e dificultam trânsito entre cidades vizinhas

Nível do Rio Aquidauana atingiu 9,48 metros. Ponte Nova está liberada apenas para caminhonetes e caminhões.

Rua Teodoro Rondon, uma das principais vias de entrada no município de Aquidauana / João Éric / O Pantaneiro

Moradores de Aquidauana e Anastácio encontram dificuldades para transitar entre as cidades vizinhas, por conta das chuvas que não dão trégua na região. O nível do Rio Aquidauana continua subindo e já transbordou as ruas de acesso às Pontes Nova e Velha, que ligam as duas cidades.
Em alguns trechos da Rua Teodoro Rondon, uma das principais vias de entrada no município de Aquidauana, a passagem de pedestres e ciclistas fica impossibilitada. O trânsito da Ponte Nova está liberado apenas para caminhonetes, caminhões e ônibus.
A situação de transtorno não é diferente na Ponte Velha, onde a água já cobre grande parte da Travessa Capitão Mario Monteiro, em frente à Prainha, em Anastácio. No local, podem transitar carros pequenos, motos e bicicletas. Dentros dos municípios, nas áreas mais alagadas, o barco se torna o único meio de transporte viável para os moradores.
O trânsito de veículos, nas duas pontes, é controlado por guarnições do 7º Batalhão de Polícia Militar.
A reportagem do site O Pantaneiro apurou que, na manhã desta segunda-feira (08), o nível do Rio Aquidauana atingiu 9,48 metros. É a maior marca registrada desde março de 2011, quando a água havia chegado a 10,7 metros.
Famílias ribeirinhas
Por causa da cheia, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Aquidauana continuam retirando os ribeirinhos que tiveram suas residências atingidas.
Até o momento, cerca de 40 famílias foram encaminhadas a casas de familiares e amigos ou ao ginásio poliesportivo de Aquidauana, onde recebem suporte da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.
Tempo instável
Segundo informações do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o tempo deve seguir instável nos municípios de Aquidauana e Anastácio, pelo menos, até a próxima quarta-feira (10).
Para esta segunda-feira, o sol predomina entre algumas nuvens, mas há previsão de chuvas rápidas na região pantaneira, a qualquer hora do dia.
Vítimas de afogamento
As buscas pelos corpos das duas mulheres que pularam no Rio Aquidauana, na Ponte Nova, devem ser retomadas na manhã desta segunda-feira.
O nível do rio e a velocidade das águas dificultam bastante o trabalho da equipe de buscas do Corpo de Bombeiros.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cidades

Banho de São João 2025 é aberto com recorde de andores em Corumbá

Mais de 100 festeiros receberam o certificado de Agente Municipal de Cultura

Economia

Dívida ativa poderá ser renegociada com até 70% de desconto em MS

Contribuintes poderão procurar a PGE para regularizar seus débitos com maior facilidade

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo