X

Águas do Rio Aquidauana invadem ruas e dificultam trânsito entre cidades vizinhas

Nível do Rio Aquidauana atingiu 9,48 metros. Ponte Nova está liberada apenas para caminhonetes e caminhões.

Rua Teodoro Rondon, uma das principais vias de entrada no município de Aquidauana / João Éric / O Pantaneiro

Moradores de Aquidauana e Anastácio encontram dificuldades para transitar entre as cidades vizinhas, por conta das chuvas que não dão trégua na região. O nível do Rio Aquidauana continua subindo e já transbordou as ruas de acesso às Pontes Nova e Velha, que ligam as duas cidades.
Em alguns trechos da Rua Teodoro Rondon, uma das principais vias de entrada no município de Aquidauana, a passagem de pedestres e ciclistas fica impossibilitada. O trânsito da Ponte Nova está liberado apenas para caminhonetes, caminhões e ônibus.
A situação de transtorno não é diferente na Ponte Velha, onde a água já cobre grande parte da Travessa Capitão Mario Monteiro, em frente à Prainha, em Anastácio. No local, podem transitar carros pequenos, motos e bicicletas. Dentros dos municípios, nas áreas mais alagadas, o barco se torna o único meio de transporte viável para os moradores.
O trânsito de veículos, nas duas pontes, é controlado por guarnições do 7º Batalhão de Polícia Militar.
A reportagem do site O Pantaneiro apurou que, na manhã desta segunda-feira (08), o nível do Rio Aquidauana atingiu 9,48 metros. É a maior marca registrada desde março de 2011, quando a água havia chegado a 10,7 metros.
Famílias ribeirinhas
Por causa da cheia, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Aquidauana continuam retirando os ribeirinhos que tiveram suas residências atingidas.
Até o momento, cerca de 40 famílias foram encaminhadas a casas de familiares e amigos ou ao ginásio poliesportivo de Aquidauana, onde recebem suporte da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.
Tempo instável
Segundo informações do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o tempo deve seguir instável nos municípios de Aquidauana e Anastácio, pelo menos, até a próxima quarta-feira (10).
Para esta segunda-feira, o sol predomina entre algumas nuvens, mas há previsão de chuvas rápidas na região pantaneira, a qualquer hora do dia.
Vítimas de afogamento
As buscas pelos corpos das duas mulheres que pularam no Rio Aquidauana, na Ponte Nova, devem ser retomadas na manhã desta segunda-feira.
O nível do rio e a velocidade das águas dificultam bastante o trabalho da equipe de buscas do Corpo de Bombeiros.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio ambiente

Corumbá terá pela primeira vez um plano municipal de arborização urbana

Equipes já estão nas ruas fazendo levantamento da vegetação em cada região em iniciativa que promete mais sombra, ar puro e qualidade de vida para a população

GALERIA DE FOTO

2º Shopping Show Rural Nioaque/MS

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo