12 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Alergia não é doença, mas característica individual

22 ABR 2008 - 09h00min
vya estelar

Cerca de 35% da população brasileira sofre com intolerância a determinadas substâncias

Atlantico Super Center - Fim de Semana - Tricard - 12 e 13 de Junho_2

Você sabe como prevenir seu filho de desenvolver alergias? No Brasil, que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% das pessoas sofrem com algum tipo de alergia, evitar o desenvolvimento dessas reações é muito mais eficaz do que tratá-las após o aparecimento.


Estudos e pesquisas nesta área afirmam que filhos de pais com alergias têm maior probabilidade de serem alérgicos. De acordo com a médica Yolanda Schrank, quando um dos pais é alérgico a criança tem de 20 a 30% de chance de desenvolver intolerâncias a determinadas substâncias e, em casos que os dois pais apresentam reações, a possibilidade dos filhos terem alergia sobe para 60%.


"É importante ressaltar que as manifestações alérgicas podem se desenvolver em qualquer fase da vida e até mesmo em indivíduos sem histórico familiar. Basta para isso, que ele seja exposto a determinados alérgenos que ultrapasse o limite de tolerância de seu organismo", comenta.


Por que alergia não é doença


As alergias não são consideradas doenças, mas sim características individuais. A pessoa alérgica é aquela que reage de forma exagerada a determinado estímulo, considerado normal para outros indivíduos. No Brasil, os tipos mais comuns são as respiratórias, como asma (bronquite alérgica ou bronquite asmática) e rinite, e as cutâneas.


Para evitar alergias, é necessário conhecer a substância que pode desencadeá-la. Para identificar os agentes responsáveis pelas reações alérgicas são necessários testes clínicos de provocação oral (inclusão e exclusão de determinados alimentos na dieta do paciente) e uma série de métodos para avaliação diagnóstica. Entre eles, os testes alérgicos de leitura imediata, chamados intradérmicos, e os de contato, que demoram até 72 horas. Os exames de sangue com dosagens específicas de anticorpos também são bastante utilizados nos diagnósticos das alergias.


Após a detecção dos alérgenos responsáveis pelas reações é hora de iniciar o controle. Quando a alergia é alimentar, basta evitar o consumo do alimento nas refeições. Já quando os sintomas são desencadeados por elementos presente no ar, como poeira e fungos, é preciso tentar diminuir hábitos que colocam o paciente em contato com as substâncias. Para tanto, devem ser adotadas medidas como uso de protetores plásticos de colchões e travesseiros, utilização de pano úmido diariamente na limpeza doméstica, troca de cortinas por persianas, entre outros. "É possível também diminuir gradativamente a sensibilidade por meio da imunoterapia (vacinas específicas), prescrita por um especialista", completa.


Principais alérgenos (substâncias que acarretam reações alérgicas): pólen; fungos; ácaros; leite; frutos do mar; ovos; determinados insetos possuem alérgenos em seu veneno; determinadas plantas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Faustão é internado às pressas, Tiago Leifert apresentará o Domingão e Boninho se manifesta

2
Aquidauana

Falece o segurança Marcos Paulino, o Marcão

3
Geral

Motorista entra na contramão e causa acidente no bairro Alto

4
Geral

Com novas doses da Astrazeneca, Aquidauana continua vacinação contra covid

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min15 max26

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min15 max26

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Já...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 www.opantaneiro.com.br
Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Ver Mais
Supermercado Seriema - 12 de Junho_01
2
Entre em nosso grupo