05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui

Alimentação infantil requer cuidados especiais

2 AGO 2007 - 15h55min
assessoria de comunicação

O processo de desenvolvimento das crianças passa pela educação e pelos bons hábitos alimentares. Se é difícil manter o controle quando a garotada passa a maior parte do tempo na escola, em cursos, em práticas esportivas, ou em outras atividades, durante as férias o desafio é igual. Portanto, é imperioso acompanhar de perto a rotina alimentar, para impedir que sucumbam à tentação da geladeira e das guloseimas.

Campanha Supermercado Atlântico_Quinta 02

"A preocupação com o que se come deve ser constante. Durante os dias mais gelados, as crianças recusam facilmente os alimentos considerados frios, mas que são de extrema importância no cardápio: as frutas, os legumes e as verduras. É preciso se reinventar para torná-los atrativos e não defasar seus organismos de vitaminas e sais minerais", explica Gabrielle Carassini Costa, nutricionista do GANEP - Grupo de Nutrição Humana.


Mas como se adequar a esses artifícios? Primeiramente, é proibido proibir! Se os pais baterem de frente com desejo dos filhos - quase compulsivo - de consumir doces, balas e sobremesas, eles sentirão ainda mais vontade. O que vale aqui é a moderação.


A comida também não é instrumento de troca, como prêmio ou castigo. Quando se adota essa visão equivocada, as crianças tendem a subestimar ou superestimar as refeições e isso pode acarretar em prejuízos à saúde.


O correto é investir em novas formas de preparo, utilizando-se de diferentes cores, formatos e texturas resultando em maior freqüência na oferta e, claro, na substituição por outros alimentos de mesmo valor nutricional. Abusar de recursos psicológicos, como conversas, histórias e até a companhia familiar, é um incentivo à valorização do momento da refeição. Os pequenos não terão vontade de deixar de comer, além de seguir o modelo dos pais, ganhando ao ingerir menos gorduras saturadas e açúcares e mais frutas e peixes.


A nutricionista Gabrielle ensina que o envolvimento dos pequenos desde as compras até chegar à preparação os pratos torna-os mais interessados a experimentar novos sabores. "Dessa forma é mais fácil implantar uma dieta saudável, explicando a eles que é importante para a saúde provar um pouco de cada grupo alimentar, principalmente proteínas, presentes nos queijos, peito de peru, presunto magro, iogurtes e leites; carboidratos, nos pães, bisnaguinhas, cereais e torradas, e, equilibradamente, gordura, encontrada em óleos, carne, ovos e manteiga".


Distribuir a alimentação em cinco refeições, como café da manhã, lanche, almoço, uma merenda leve à tarde e jantar, também é uma boa pedida. Impede que a criança passe muito tempo com fome e consuma alguma bobagem para enganar o estômago.


São dicas valiosas que fazem toda a diferença para a saúde, e que, se seguidas à risca, certamente trarão benefícios para a criançada ao longo da vida.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Auto Posto

POSTO JC

Estevão Alves Correa, 901 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3426
Advocacia

André Lopes Béda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo