X

Fitoesterois são substâncias semelhantes ao colesterol e encontradas em vegetais. São pouco absorvidas pelo intestino e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, desta forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue.


As principais fontes de fitoesterois são alimentos de origem vegetal como nozes, semente de girassol, soja, canola, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite. Todos estes produtos podem ser considerados alimentos funcionais devido aos benefícios da ação dos fitoesterois na prevenção de problemas cardíacos.


Segundo pesquisas recentes, incluir alimentos ricos ou enriquecidos com fitoesterois a uma alimentação saudável, pode diminuir o LDL (colesterol ruim) em 10 a 15% num período de três semanas.


A Anvisa recomenda que a ingestão de produtos enriquecidos com fitoesterois seja de 1 a 3 porções por dia e que estas porções possam fornecer de 1 a 3 gramas de fitoesterois livres, ao dia. Os fitoesterois não fornecem benefícios adicionais quando consumidos acima de 3 g/dia.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo

Economia

Renda dos mais ricos é 14,4 vezes superior à dos mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo