X

Amor romântico pode durar para sempre, dizem pesquisadores

O romance não precisa acabar nos relacionamentos longos, nem esses precisam acabar virando um tipo de relação baseado em companhia ou amizade. O amor romântico pode durar para sempre e levar a uma vida mais saudável e feliz, diz estudo, cujos resultados estão disponíveis no periódico Review of General Psychology.


"Muitos acreditam que o amor romântico é o mesmo que paixão", diz a principal autora, Bianca Acevedo, da Universidade da Califórnia. "Não é exatamente assim. O amor romântico é mais intenso, comprometido e com a química sexual contida na paixão, mas menos obsessivo. Paixão e amor obsessivo incluem sentimentos como incerteza e ansiedade. Esse tipo de amor ajuda a ter relações curtas, mas não as mais duradouras."


Acevedo e Arthur Aron, revisaram 25 estudos, com mais de 6 mil pessoas em relacionamentos de curta e longa duração, para entender se o amor romântico era associado com mais ou menos satisfação. Para determinar isso, eles classificaram os relacionamentos em cada um dos estudos como romântico, apaixonado (romântico com traços obsessivos) ou amor baseado em companheirismo.


O estudo mostrou que aqueles que foram classificados com maior amor romântico eram mais satisfeitos a curto e longo prazo. No caso das relações baseadas em companheirismo essa satisfação atingiam apenas o nível moderado. No caso dos casais apaixonados a satisfação também era grande, mas em curtíssimo prazo.


Quanto maior o nível de satisfação, maior a felicidade e uma autoestima mais elevada de ambos os cônjuges. Sentimentos como "o parceiro estará esperando por você" faziam dessas relações mais duradouras algo bom para a saúde, e aumentava os sentimentos relacionados com o amor romântico. Em contrapartida, sentimentos de insegurança eram associados a menor satisfação pessoal e muitas vezes resultavam em conflitos.


A descoberta pode contribuir para as expectativas das pessoas que investem em uma relação à longo prazo. Os pesquisadores acham que o amor companheiro, que muitos casais veem como uma progressão natural de uma relação bem sucedida à longo prazo, pode estar baseado em uma expectativa que pode não se aplicar. "E casais que estão juntos à um bom tempo e gostariam de voltar ao pico de romantismo têm que procurar meios de fazê-lo. Como quase tudo na vida é necessário energia e determinação para reconquistar certos patamares de qualidade", finaliza Acevedo. / com informações da American Psychological Association

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Final da Seletiva Municipal promete emoção entre escolas de Aquidauana

As equipes classificadas na Seletiva irão representar Aquidauana nos Jogos Escolares da Juventude

Eventos

CMEI Ademir Brites realiza atividades alusórias ao dia do índio

Atividades vão até sexta-feira (19)

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo