X

Anastácio e Aquidauana entre os 10 mais da dengue

Aquidauana e Anastácio estão entre os dez municípios do Estado com maior incidência de dengue nos últimos meses, segundo dados da Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul. O índice de crescimento da doença em 2009, na relação direta com 2008, foi de 250% em todo o Estado. Por isto o órgão está em estado de alerta neste início de ano, principalmente depois das intensas chuvas das últimas semanas.

Foram registrados no último ano 20.273 casos em Mato Grosso do Sul. Perto dos 75 mil de 2007 o índice é considerado pequeno, mas os considerando-se que apenas nas duas primeiras semanas de janeiro de 2010 mais de 2 mil casos já foram detectados, o governo do Estado está trabalhando intensamente em tres níveis para segurar a epidemia.

Segundo o diretor da Agencia de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, a Secretaria tem feito acompanhamento semanal das ocorrências para saber em que cidades estão mais concentrados os casos e quais bairros são problemáticos. No caso de Aquidauana, um dos bairros que aparece com maior incidência é o Bairro Alto.

Eugênio alerta a população quanto ao acúmulo de água em pneus, latas de lixo, vasos de plantas, garrafas e outros locais que contribuem para a multiplicação do mosquito Aedes Aegypt. "Temos feito visitas a cada dois meses e orientado a população. Neste intervalo, cada um é responsável pela sua casa, pelo seu quintal", afirma.

O município que apresentou maior incidência de casos nos últimos meses em Mato Grosso do Sul foi Pedro Gomes com 6.269 casos por 100 mil/habitantes, seguido de Bodoquena, com 5.521, Guia Lopes da Laguna (4.276), Jardim (3.057), Ladário (2.714), Porto Murtinho (2.196), Nioaque (2.019), Rio Brilhante (1.282), Anastácio (1.184) e Aquidauana (715). Todos se encontram em situação de risco.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Petrobras iniciará venda de diesel verde em São Paulo no próximo mês

Combustível tem parcela de matéria-prima renovável

Política

Prefeitos tiram dúvidas sobre emissão de certidão para aquisição de créditos

Encontro reuniu 120 gestores municipais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo