13 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
SUS

App do Ministério da Saúde ensina como se prevenir do coronavírus

Aplicativo informa sintomas, como o Covid-19 é transmitido, notícias oficiais e unidades de saúde mais próximas do usuário

14 MAR 2020 - 09h41min
TechTudo

O aplicativo Coronavírus SUS, do Ministério da Saúde, tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença por meio de notícias oficiais e orientações corretas de prevenção e identificação de sintomas. O app está disponível para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS) e fornece, entre outras coisas, um mapa com as unidades de saúde mais próximas da localização do indivíduo e um formulário de autoexame para identificar uma possível contaminação.

O Coronavírus SUS acumula mais de 100 mil downloads na Play Store, desde o lançamento na última semana de fevereiro. Na App Store, loja do sistema da Apple, o aplicativo está em 7º lugar na lista de apps mais baixados nesta sexta-feira (13), segundo a plataforma App Annie, consultoria especializada em mercado mobile.

A página inicial do aplicativo exibe um mapa com os arredores do usuário, conforme a autorização de acesso às coordenadas do celular. Para facilitar a busca por ajuda médica, são indicadas as unidades de saúde mais próximas, baseadas na localização do smartphone. Basta tocar em um dos ícones para conferir informações sobre os postos de saúde, como o endereço completo e telefone para contato.

A opção "Como está sua saúde nesse momento" permite que o usuário classifique seu estado de saúde atual e, caso informe que está doente, poderá preencher um formulário de autoavaliação, selecionando os sintomas que está sentindo, se teve contato com casos suspeitos ou confirmados do Covid-19 nos últimos 14 dias e se esteve em outro país.

Caso o exame virtual indique que há possibilidade de infecção, o usuário será orientado a procurar uma unidade de saúde e a seguir medidas de prevenção da propagação do novo coronavírus, como usar máscaras, lavar as mãos e evitar aglomerações.

O app também explica detalhadamente os sintomas da doença, o que são os coronavírus, as formas de transmissão e prevenção, quem deve usar máscaras, como é feito o diagnóstico e informações para pessoas que vão viajar para regiões afetadas pela doença.

Como forma de evitar a propagação de informações falsas sobre a doença, o aplicativo dedica uma seção para reunir um feed de notícias oficiais do Ministério da Saúde, com notas publicadas no site e nas redes sociais do órgão.

 

O app também possui um link para os canais de comunicação da entidade voltados para a checagem de fatos sobre o coronavírus. Qualquer usuário pode confirmar a veracidade de notícias e imagens recebidos através do site www.saude.gov.br/fakenews, pelo WhatsApp (61) 99289-4640 ou pelo Disque Saúde 136.

O Ministério da Saúde anunciou o lançamento do aplicativo em seu perfil no Twitter no dia 29 de fevereiro. Até o momento, o app possui mais de 100 mil downloads na Google Play Store.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Um dia após completar 58 anos, aquidauanense morre de covid-19

2
Geral

Fonoaudióloga Adriana Lisboa morre na capital por sequelas da Covid-19

3
Aquidauana

Carro pega fogo e moradores ajudam a apagar incêndio em Aquidauana

4
Geral

Um mês após perder esposa e filho, Elciney tenta na justiça provar negligência do Hospital Regional

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,18m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tem...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Raquel Anderson

A gente vai morrer!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Casa Portuguesa

Estevão Alves Corrêa, 885 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3266 /3241
Hospitais/Postos de Saúde

FUNRURAL - Associação Beneficente Ruralista

Rodovia Aquidauana - CERA, Km 04, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 4123 / 32
Auto Elétrica/Oficinas

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo