30 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Aquidauana e região pantaneira são tema de livro organizado pela UFMS

7 AGO 2020 - 10h02min
Assessoria

Com o objetivo de divulgar e estimular o debate sobre questões sociais e ambientais da região, tão privilegiada em cultura e natureza, docente do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS acaba de lançar o livro “Olhares sobre a região de Aquidauana e Pantanal sul-mato-grossense”.

A obra foi organizada pelo Professor Emerson Figueiredo Leite, do curso de Geografia do CPAQ, e conta com diversos artigos que abordam a região de Aquidauana. “É importante divulgarmos os trabalhos aqui desenvolvidos, como forma de socialização do conhecimento e subsídio às políticas públicas locais”, disse o professor.

Dentre os trabalhos divulgados, há produções de estudantes, egressos e docentes. A primeira produção, denominada “A importância do leite na cultura indígena na região do Alto Pantanal Sul-Mato-Grossense”, é coordenada pela professora Dirce Ferreira Luz, do curso de Biologia. Para a professora, o desenvolvimento do trabalho foi enriquecedor, principalmente pela troca de experiências. “O trabalho foi de suma importância, pois promoveu uma troca de experiências e capacitação entre os indígenas, alunos e professores do Curso de Biologia da UFMS/CPAQ. Houve uma transferência participativa dos conhecimentos empíricos dos produtores com os fundamentos científicos da academia. Desta forma, garantimos a preservação dos costumes hereditários dos povos indígenas da etnia Terena, com uma melhoria da qualidade do leite produzido”. Sobre a metodologia do estudo, Dirce explicou como o trabalho foi realizado nas comunidades indígenas da região. “Foram contempladas nesta pesquisa as aldeias Buriti, Córrego Seco, Limão Verde e Santa Catarina. O encerramento aconteceu no ‘Dia do Índio’, como uma forma de valorizar e contribuir com as festividades”.

A professora Camila Aoki (UFMS/CPAQ) também participou elaboração do livro. Ela reforçou a preocupação que os editores tiveram, principalmente, com os aspectos ecológico e social. “Os capítulos enviados são importantes dentro de um contexto ecológico e social. Ambos abordam questões relacionadas à biodiversidade (um de plantas e outro de aves) e auxiliam na mudança de percepção dos componentes ambientais e seu valor para a sociedade, seja considerando o uso da fitodiversidade regional, seja subsidiando o plano de manejo em Unidade de Conservação Local. Este livro contempla muitos aspectos relacionados à conservação de um bioma brasileiro tão importante, que é o Pantanal”, destacou a docente.

A egressa do Programa de Pós-graduação em Geografia do CPAQ, Lidiane Perbelin Rodrigues, autora do capítulo “Análise Espaço-Temporal Histórica das Queimadas no Pantanal da Nhecolândia“, enfatizou a importância do trabalho, sobretudo no atual contexto de queimadas no Pantanal. “Investigamos a dinâmica de espacialização histórica desse fenômeno no Pantanal da Nhecolândia, através da análise das cicatrizes de queimadas e focos de incêndio, dados climáticos e da produção econômica. Parte da pesquisa nós desenvolvemos durante o Mestrado em Geografia, com orientação do professor Emerson, em que analisamos a dinâmica da paisagem dessa sub-região do Pantanal”, contou a autora.

Em outra pesquisa divulgada, intitulada “Caracterização fitofisionômica dos Megaleques Fluviais do Aquidauana e Negro, borda Sudeste do Pantanal Sul-Mato-Grossense”, a Mestra Leiciane de Almeida Silva Carvalho, sob orientação da Professora Edna Maria Facincani, discute fisionomias vegetais nos rios Aquidauana e Negro. A professora Bruna Gardenal, uma das co-autoras do capítulo, explicou como o estudo foi conduzido. “Neste estudo, foi realizado o reconhecimento e caracterização das diferentes fisionomias vegetais presentes nos lobos distributários dos Megaleques Fluviais dos rios Aquidauana e Negro, importantes feições geomorfológicas ativas na borda sudeste do Pantanal, através de levantamento florístico rápido nessas regiões”, explicou a docente.

Ainda, no artigo “Políticas públicas e gestão ambiental no município de Aquidauana/MS: análise sobre o Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida”, das autoras Maria Beatriz Santana de Jesus (egressa da Especialização em Ciências Ambientais) e da professora Tatiane do Nascimento Lima (UFMS/CPAQ), foram discutidas as ações de gestão ambiental desenvolvidas no Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida. O organizador da obra, Prof. Emerson, valorizou o trabalho, principalmente pela importância do parque na região. “O Parque é um importante espaço para a cidade de Aquidauana, onde a população pode realizar atividades de lazer, esporte e contemplar a natureza. O artigo aponta que, apesar de sua importância para a cidade, ele ainda não possui um plano de manejo, o que dificultam as ações de gestão ambiental. Através deste estudo, as autoras observaram que a população do município utiliza e tem apreço pelo espaço, e que ações do poder público, voltadas para orientações quanto à sua finalidade e à sua importância ambiental para o município, são importantes para a conscientização e bom uso desse espaço pela população”, avaliou o organizador.

Por fim, o professor Rogério Rodrigues Faria (UFMS/CPAQ) e o egresso da Especialização em Ciências Ambientais do CPAQ, o acadêmico Edpo Makoto Romeiro, foram os autores do último capítulo do livro, denominado “Quantificação e qualificação dos resíduos madeireiros em marcenarias do Município de Aquidauana-MS“. A pesquisa traz reflexões com foco em sustentabilidade, sobre a produção de resíduos sólidos por marcenarias de Aquidauana.

Publicada e editada pela Editora UFMS, a obra foi desenvolvida com o apoio institucional da Universidade. O livro completo pode ser lido no endereço https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/3547 .

Dúvidas sobre o livro podem ser esclarecidas pelo seu organizador, professor Emerson Figueiredo Leite, pelo e-mail emerson.leite@ufms.br.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Com calorão de 43ºC, córregos viram ponto turístico em Aquidauana

2
Aquidauana

Caso pastora: Ex-marido é condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da pastora Cida

3
Policial

Moto invade preferencial e causa acidente na avenida Pantaneta

4
Policial

Barraco na Caixa: Cobrança de dívida termina com homem tentando atropelar a cunhada

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min25 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min25 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,87m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: COLETIVO DE...

Valdemir Gomes

Numa...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"HOJE ESTÁ UM DIA..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Nova Aquidauana

R. Timóteo Proença, s/nº - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4596
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Disk Mensagem

Sedução - Disk Mensagem e Cestas Café

Rua Augusto Mascarenhas, 625 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3304 / 3
Ver Mais
Fale com a redação