Juntas desde o início deste ano, a aquidauanense Talita e a fortalezense Taiana seguem na liderança absoluta do ranking mundial e estão bem próximas de conquistar o título da temporada. Neste domingo (27), a dupla brasileira levou o vice-campeonato do Grand Slam de Xiamen, na China, e aumentou ainda mais a vantagem sobre as adversárias.
Na decisão de Xiamen, Talita e Taiana tiveram pela frente a dupla norte-americana Kerri Walsh e April Ross. Diante da atual tricampeã olímpica e de uma atleta campeã do mundo em 2009, as brasileiras fizeram uma partida equilibrada, mas perderam por 2 sets a 1, parciais de 14/21, 21/17 e 12/15. Com uma lesão no joelho esquerdo, Taiana disputou a final no sacrifício e, em vários momentos, precisou de atendimento médico.
O primeiro set foi marcado por uma atuação consistente das norte-americanas, com destaque para os saques de Ross, que soube utilizar a favor dela o forte vento de Xiamen e foi o grande destaque do triunfo por 21/14. No segundo set, as brasileiras equilibraram as ações e se mantiveram sempre à frente no placar, fechando com o placar de 21/17 em um grande ataque de Taiana.
No tie break, Kerri Walsh e April Ross rapidamente abriram 4/0, mas deixaram a vantagem cair para uma pontuação mínima (6/5). Porém, não perderam a concentração e conseguiram o ponto do título (15/12) com um ataque perfeito de Walsh.
Foi a primeira etapa em que Talita e Taiana, ao chegarem à decisão, não levaram o título. As brasileiras venceram cinco das dez etapas de Grand Slam disputadas até o momento Xangai (China), Haia (Holanda), Roma (Itália), Long Beach (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha). O pódio d
A duas jornadas do fim da temporada, elas atingiram a incrível marca de 7.210 pontos, aumentando em 736 a diferença para as alemãs Semmler e Holtwick, que são as vice-líderes do ranking e terminaram o Grand Slam de Xiamen na quarta posição.
Restam apenas as etapas Open de Phuket, na Tailândia, já na próxima semana, e de Durban, na África do Sul, de 11 a 15 de dezembro, para o fim da temporada.