17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Região

Artesãos reforçam identidade regional em oficina de Faixas Pantaneiras

Capacitação levou conhecimento e técnicas sobre tecelagem de produtos culturais

27 NOV 2019 - 09h44min
Sebrae/MS

Em comemoração à semana de Valorização do Homem Pantaneiro, o Sebrae/MS, em parceria com a Comunidade Kolping, realizou em Rio Verde a primeira oficina de faixas pantaneiras. O objetivo principal foi capacitar novos artesãos, mostrando a importância da tradição da faixa para a região.

Em 2003, a partir de pesquisa realizada pelo projeto Sapicuá Pantaneiro junto à comunidade do Pantanal, identificou-se a necessidade de implementar ações para disseminar a técnica tradicional de tecer uma típica faixa pantaneira, importante devido à dimensão simbólica e pelas possibilidades de gerar renda para a população do entorno do Pantanal.

A oficina foi dividida em duas etapas: A primeira, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, envolveu a elaboração e acabamento. Já a segunda, que aconteceu entre os dias 19 a 22 do mesmo mês, direcionou os participantes no aperfeiçoamento da técnica de produção da faixa.

Uma das participantes da oficina foi a empresária Selma Beteto, do ramo de artesanato. Para ela, a oficina foi um aprendizado importante. “A faixa vai me ajudar muito na inovação dos produtos da minha empresa. Antigamente ouvíamos falar e achávamos bonito, mas não conhecíamos quem fazia esse tipo de trabalho. Essa oportunidade nos abriu um leque, agregando valor, cultura e beleza no produto, e isso para mim é de grande importância”.

No olhar da participante Cinthia Maciel, aprender a técnica de tecelagem da faixa foi um desafio, por ter pouca habilidade com as mãos. “O poder da faixa pantaneira depois de pronta, na vida, é que a minha autoestima aumentou consideravelmente, olho para a minha faixa e experimento uma sensação de realização e felicidade porque fui eu que fiz, aprendi, posso fazer quantas eu quiser, é uma sensação de liberdade sem fim diante das inúmeras possibilidades de cores, usos e aplicações”, disse.

Segundo a consultora do Sebrae/MS e realizadora da capacitação, Cláudia Medeiros, é importante ressaltar que a faixa é um artesanato de referência cultural, portanto para os participantes da oficina é uma oportunidade de reformular seu repertório de criação do artesanato.

“A faixa abre possibilidade na criação de novos produtos, proporcionando um crescimento na renda e na economia local. A oficina vai além de artesanato, ela traz toda a riqueza cultural do pantanal e vem para complementar as ações de valorização da cultura pantaneira”, destaca Cláudia.

Cultura pantaneira

A faixa pantaneira, além de ser um adorno que os vaqueiros exibem orgulhosos em volta da cintura, também sustenta a coluna durante as longas cavalgadas, por isso a trazem bem apertada no local. O modo de usar compõe a típica vestimenta de um peão pantaneiro e seu modo de fazer uma tradição passada de geração em geração.

 

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada Mangabal - Nhecolândia

, - Aquidauana/MS (55) (67) 3356-1413 www.pousadamangabal.com.br
Hotéis

Hotel e Restaurante do Gaúcho

João de Almeida Castro, 186 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6064
Advocacia

André Lopes Béda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo