13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Automedicação pode agravar dor de garganta

29 ABR 2008 - 09h14min
folha on line

Se você sente dificuldades de engolir, está com febre e dor de garganta, provavelmente esteja com amigdalite. Mas é preciso ter cuidado. Antes de se automedicar, procure um especialista.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Os médicos afirmam que é importante a diferenciação entre a amigdalite causada por bactérias ou por vírus para iniciar o tratamento adequado a cada um desses tipos da doença.


A amigdalite é uma inflamação na garganta, mais especificamente nas amígdalas. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias que se desenvolvem com a queda de resistência do organismo.


Os principais sintomas da doença são febre, falta de apetite, dificuldade de engolir, mau hálito, inchaço no pescoço e na mandíbula e dores musculares. Mas o principal sintoma da doença é a forte dor de garganta.


Existem dois tipos de amigdalite, a causada por bactérias e a causada por vírus. As amigdalites bacterianas provocam grande inflamação na garganta. Por isso são necessários antibióticos específicos no tratamento. Já quando causada por vírus, os médicos recomendam o uso de analgésicos e antiinflamatórios.


Caso o paciente com amigdalite não receba o tratamento adequado, ele pode contrair a febre reumática, que é uma infecção nas articulações de todo o corpo.


Segundo o médico otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André, é importante a diferenciação entre os dois tipos de amigdalite descritos acima. "O uso indevido de antiinflamatórios quando o paciente está com amigdalite bacteriana não extermina as bactérias e ainda contribui para que elas se tornem mais resistentes ao tratamento", diz o médico.


Ele recomenda que as pessoas nunca se automediquem e que os pacientes não suspendam o uso da medicação com o desaparecimento dos sintomas, pois a inflamação ainda pode estar ativa.


Crônica
A amigdalite pode se tornar um problema crônico quando ela se aparece de cinco a sete vezes ao ano. Quando a situação chega a esse ponto, a pessoa deve procurar especialistas para a busca de uma solução adequada ao problema.


Em certos casos, recomenda-se a remoção cirúrgica das amígdalas. A cirurgia é simples e de fácil recuperação. No pós-operatório, o paciente deve ficar uma semana em repouso. Por mais que pareça algo preocupante, já que esses órgãos funcionam como filtros do organismo, as pessoas que retiram as amígdalas não ficam menos imunes à infecções, segundo o médico Marcelo Alfredo.


Defesa fraca
Existem pessoas que são mais propensas a terem amigdalite. As infecções são freqüentes em crianças e em pessoas com baixa resistência do organismo.


"Pacientes em depressão, por exemplo, se queixam de dores de garganta sempre. Isso quer dizer que elas estão com amigdalite porque na depressão o organismo fica menos resistente", disse o médico Marcelo Alfredo.


As crianças, por não terem desenvolvido anticorpos suficientes para evitar certas infecções, também contraem amigdalite mais facilmente.


É preciso ficar atento, pois a doença é infecciosa e tem um alto contágio entre familiares. A recomendação é tomar cuidado quando há alguém infectado em casa.


Para manter o organismo resistente, Alfredo afirma que a principal medida é uma alimentação saudável e adequada. Evitar ambientes com ar-condicionado, não beber líquidos muito gelados, não consumir alimentos muito picantes e não andar descalço são algumas das recomendações para se proteger contra a infecção.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Casal "ungido", Humberto passou de quase missionário a esposo quando coração bateu forte por Erika

2
Geral

Novas medidas para conter aglomerações e o avanço da covid já estão valendo em Aquidauana

3
Aquidauana

Lutando contra câncer cerebral, menino faz rifa na expectativa de vencer batalha nada fácil

4
Geral

Caminhão carregado com mandioca tomba na Estrada Parque de Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Todo...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Pousada Mangabal - Nhecolândia

, - Aquidauana/MS (55) (67) 3356-1413 www.pousadamangabal.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo