21 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Aventura na veia: aquidauanenses concluem 'Expedição Ilha de Marajó'

A bordo de um Jeep/Troller, Mac e Índio conheceram as peculiaridades da maior ilha fluviomarítima do mundo

20 NOV 2015 - 09h15min
Da Redação
Apesar de já terem realizado vários tipos de aventuras a bordo de um Jeep/Troller, de cor vermelha, com bandeiras de todas as nações que já visitaram ao longo dos anos, sempre há algo novo para que possam conhecer. Desta maneira, os aquidauanenses Archibald Mac Intyre, o Mac, e Wilson Alves Corrêa, o Índio, tiveram sucesso na conclusão de mais uma viagem que fizeram juntos, a Expedição Ilha de Marajó, planejada desde março deste ano.
 
A dupla saiu de Aquidauana no último dia 25 de outubro, com a missão de encarar um percurso total em torno de 7.500 quilômetros. Após o registro simbólico de partida na Igreja Matriz, foi necessário encarar um grande trecho por asfalto até Belém (PA). Da capital paraense, eles seguiram rumo ao maior objetivo, conhecer a Ilha de Marajós. Com uma área de aproximadamente 40 100 km², esta é a maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo.
 
Para se chegar ao local, é necessário fazer uma travessia de balsa, saindo de Belém e navegando por cerca de três horas e meia pelo Rio Tapajós.  O cansaço foi grande, mas os aventureiros não desanimaram e tiveram a chance de verificar as condições socioeconômicas da região, a cultura regional, a culinária, os hábitos, o tipo de vida dos ribeirinhos, entre outros.
 
?Visitamos as praias ao leste e percebemos que o turismo ainda está se desenvolvendo na parte lesta da Ilha de Marajós, banhada pelo Rio Tocantins. As praias são os locais de maior procura, sendo todas com cenário quase deserto e poucas residências, a maioria de pescadores?, diz Mac.

Pantanal?
 
Na Fazenda Bom Jesus, os aquidauanenses encontraram um cenário muito parecido com o Pantanal, com criação extensiva de búfalos, garças nas lagoas, além de capivara, lobos-guarás e uma ave, de cor avermelhada, que não souberam identificar.
 
?Essa fazenda [Bom Jesus] é uma área de preservação ambiental. A proprietária é muito exigente quanto às pessoas que vão visitar o local, só foi permitida a nossa entrada porque alegamos que estamos fazendo uma expedição?, explica Mac. Ele e o parceiro Índio também conheceram a Fazenda São Jerônimo, onde fizeram uma trilha, em um percurso cheio de caranguejos das mais variadas cores.
 
Segundo a dupla, a região é conhecida pelas cheias em época de chuvas, razão pela qual as construções nos campos e nas vilas são em palafitas de aproximadamente dois metros, evitando que as casas sejam arrastadas pela correnteza e facilitando a saída de barco, outra semelhança com o Pantanal. Com o turismo ainda em fase de desenvolvimento, a principal atividade econômica é a pecuária, conforme Mac.
 
?O gado, tanto os bufalinos como os anelorados, é marcado e criado solto, faz-se tudo extensivamente. O respeito predomina entre os proprietários, mas já há registros de roubos na região. A comida mais comum é o maniçoba, de origem indígena, feito a partir do abate dos touros?. Ele e Índio também puderam apreciar os famosos lácteos (queijo e muçarela) feitos a partir do leite do búfalo.

Retorno
 
Após 13 dias de viagem - cinco na ilha e oito nas estradas -,  Mac e Índio retornaram para a querida Aquidauana, cheios de conhecimentos novos sobre a Ilha de Marajós. E com mais uma expedição concluída a bordo do guerreiro Jeep/Troller, já tão famoso na Princesa do Sul. E imaginando, claro, qual a próxima aventura que irão participar.

Atlantico Super Center - Quarta e Quinta Vem pro Atläntico (20 e 21Out)_9
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Motorista anastaciano é uma das vítimas de grave colisão em MG

2
Miranda

Acidente na BR-262 interrompe fluxo a Miranda

3
Entretenimento

Mesmo de casa cheia com elenco de "Pantanal", Almir Sater faz bate-papo com o prefeito Odilon

4
Policial

Motorista de ônibus escolar é preso por estupro

Informe Publicitário

Informe

J. Jardim traz para você o seu mais novo SUV: o Fiat Pulse

Previsão do Tempo

min22 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tenho...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Barranco Alto

Rio Negro, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99986-0373 www.fazendabarrancoalto.com.br
Médicos

Laudison P. Lara Spada - Clinico Geral e Ginecologista

Rua Manoel A. da Costa, 630 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias

Aldeia Limão Verde, Aldeia Limão Verde - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo