22 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Aventureiros de Aquidauana encontram forte esquema de segurança na chegada ao Equador

Chegada dos aventureiros coincidiu com a inauguração da Ponte Internacional de Rumichaca

2 DEZ 2013 - 17h00min
redação
Na noite final da passagem pela Colômbia, os aventureiros aquidauanenses dormiram na cidade de San Juan de Pasto e conseguiram repor bem as energias para o dia seguinte, quando, enfim, partiram para a fronteira com o Equador. Ao programarem a viagem de Jeep pela América do Sul, porém, Mac, Wilson, Rhobson e Leonel não imaginaram que essa parte da jornada acabaria rendendo participação em um momento histórico para os dois países.
 
Ao chegarem à fronteira, entre as cidades de Ipiales, na Colômbia, e Tulcán, no Equador, eles foram apresentar os documentos necessários nas aduanas dos dois países e se depararam com um forte esquema de segurança. Acabaram descobrindo que, naquele dia, estava sendo inaugurada a Ponte Internacional de Rumichaca, que liga a Colômbia ao Equador e teve sua estrutura ampliada. Autoridades dos dois países, 
 
Sem condições de seguirem com o Troller e o Unimog, os aventureiros tiveram de caminhar até a aduana equatoriana e o setor de imigração, para carimbar os passaportes e realizar o seguro dos veículos. Durante a tarde, com os problemas burocráticos resolvidos, seguiram viagem até San Miguel de Ibarra, cidade mais próxima, localizada no norte do Equador e capital da província de Imbabura. Fica ao sopé do vulcão Imbabura e à margem esquerda do Rio Tahuando.
 
"Ibarra é uma cidade turística, possui clima ameno, as casas caiadas de branco coloniais, que explicam o apelido de Cidade Branca. É a sede da Diocese Católica Romana de Ibarra. Os mercados são aos sábados, e o principal festival é o Fiesta de los Lagos, que é realizado no último fim de semana de setembro", Outras atrações da cidade são os muitos restaurantes especializados em cozinha local", relata Rhobson.
 
Unimog quebrado
 
Passada a primeira noite de descanso, os aquidauanenses acordaram cedo e viajaram rumo ao sul do país, chegando a Quito, capital do Equador. Lá, resolveram trocar o óleo dos veículos, filtros, pastilhas de freios e outros serviços de manutenção, já pensando nos países seguintes, Peru e Bolivia, onde precisariam enfrentar as cordilheiras.
 
Depois de terminarem as tarefas e almoçarem na capital equatoriana, os aventureiros pretendiam pernoitar na cidade de Riobamba. Apenas pretendiam, como explica Rhobson. "O Unimog quebrou novamente, o mesmo eixo que já havia quebrado em São Gabriel do Oeste no nosso primeiro dia de viagem. Porém, agora não tinha mais como o Leonel ligar para seus funcionários para trazer uma peça".
 
Com a cabeça fria e sem a alternativa de desistir da viagem, como ocorrera naquele já distante primeiro dia da expedição, Leonel conseguiu resolver parcialmente o problema e, apenas com a tração dianteira, eles conseguiram chegar ao hotel Rumipamba de Las Rosas, em Salcedo.
 
"Era um rancho velho que, com muita imaginação e bom gosto, foi transformado em um hotel único, onde hoje pode-se desfrutar de todas as comodidades e conforto, em um ambiente único no país. A sua decoração tão especial é criada com elementos comuns antigos, tais como veículos, lâmpadas, mesas e ferros transformados em peças decorativas, avião, entre outros. Cada canto da pousada conta com sua própria história, onde se mistura a harmonia da natureza e descanso", descreve Rhobson.
 
Eixo soldado
 
No dia seguinte, Leonel, Mac e Wilson pegaram um táxi e foram à procura de solução para o problema do Unimog. Retornaram na hora do almoço, sem uma peça nova, mas com uma alternativa que era a mais viável para o momento, o eixo soldado. Após arrumarem o Unimog, deram sequência à viagem.
 
Problemas à parte, o que mais chamou a atenção dos aventureiros, nos primeiros dias no Equador, foi o custo de vida. O salário mínimo é de U$ 329 dólares e o custo de vida, menor do que no Brasil, com valores que eles consideram mais justos. O preço do pedágio em uma auto pista custa U$ 01 dólar, aproximadamente R$ 2,34.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paula Fernandes e Cauã Reymond passeiam de barco no rio Aquidauana

2
Aquidauana

'Apresentador selvagem', Richard Rasmussen visita Aquidauana nesta quarta-feira

3
Policial

Vídeo: Polícia prende homem que amarrou menino de 2 anos com coleira do cachorro

4
Anastácio

Anastácio: Ex-prefeito é o primeiro candidato com registro deferido pelo TRE-MS

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A IMITAÇÃO DA ROSA"

Valdemir Gomes

Veja...

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Marcello A. F. S. Portocarrero

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Médicos

Marcelo H. Nakamiti - Oftalmologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4371
Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Ver Mais
Fale com a redação