19 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Azul é aposta de decoradores em 2009

23 JAN 2009 - 08h36min
terra

O azul-esverdeado é a tendência mais marcante para 2009. É só olhar em volta: paredes, objetos, estofados e tapetes invadem lojas e casas .

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Setembro21 - 02

E, se não bastar, profissionais e marcas da área de construção e decoração dão o seu aval com pesquisas e experimentações. Antenada com as últimas tendências nacionais e internacionais, Doris Sochaczewski, dona da loja Coisas da Doris, em São Paulo, pintou as paredes com um tom de azul baseado em suas pesquisas. "Precisava dar um realce nas peças brancas e, como a loja tinha paredes claras, escolhi um fundo colorido e alegre", conta.


Logo depois, descobriu que a Suvinil está apostando nesse tom para a temporada 2009, com a referência Z047. "Esta cor representa equilíbrio, que, de diferentes maneiras, permeia os três assuntos que estão ditando as cores de 2009: Eco-Tecno, Use & Abuse e Soy Loco Por Ti...", explica Karina Walter, coordenadora de marketing da empresa.


O Eco-Tecno é representado pelo próprio azul-esverdeado, enquanto o Use & Abuse traz o vermelho-alaranjado, e o tema Soy Loco Por Ti... é representado pelo amarelo forte.


O azul compõe com essas tendências da seguinte maneira: na Eco-Tecno, apresenta-se mais natural, por ser um tema que traduz o equilíbrio e a harmonia do ecológico com tecnológico; no Use&Abuse, o azul chega mais vibrante, com ar retrô; e no Soy loco por Ti..., tons aquosos das águas de nossos mares, que expressam tranquilidade e alegria.


Segundo Karina, o azul-turquesa também entre nessa tendência, já que pode ser traduzido como um azul com influência de verde, como a tonalidade verde-azulada ou azul-esverdeada citada acima. "O grupo de azuis como um todo continua trazendo nuances com pinceladas violeta, que é a herança de 2008", diz a coordenadora de marketing. As novidades, de acordo com ela, são as tonalidades que caminham por uma atmosfera aquosa, até alcançarem cores intensas e com personalidade, como o azul-petróleo.


Em tempo: para definir a cartela de cores de uma temporada, as empresas do setor se baseiam em pesquisas dirigidas por equipes de profissionais multidisciplinares, que buscam informações nacionais e internacionais do mundo da moda, decoração, design, comportamento etc.


Para harmonizar o ambiente
As cores podem ser usadas ao seu favor. Essa é a ideia do Feng Shui, técnica milenar chinesa muito utilizada para harmonizar as energias dos ambientes.


Especializada no assunto, a decoradora e consultora Silvana Helena Occhialini afirma que os tons emanam vibrações sentidas até mesmo por pessoas que não enxergam, segundo estudos científicos. "Por isso, atenção: as cores interferem na energia pessoal", avisa.


O Feng Shui utiliza o Ba guá, uma mandala de oito lados colocada sobre a planta do local a ser estudado para dinamizar suas áreas (trabalho, família, prosperidade, saúde etc.) por meio de cores e objetos.


O azul está na área da sabedoria, família e prosperidade, sendo a cor do elemento madeira, que significa expansão, crescimento. Mas lembre-se: não é preciso pintar as paredes do ambiente inteiro; pode-se ter uma parede branca e usar a cor indicada em quadros, esculturas, estofados ou cortinas.


Essa cor também está relacionada à paz, proteção, tranquilidade e repouso. "Por isso é um tom adequado para ser usado em dormitórios e locais de repouso", sugere. Porém, é desaconselhável para quartos de estudos. "Quando era pequeno, meu filho detestava estudar e dormia em cima dos livros. Seu quarto era todo azul", lembra Silvana. Ela acredita que podemos ajudar os filhos com o uso das cores. Nesse caso, prefira o amarelo, a cor da atenção, a exemplo do semáforo.


O que os tons transmitem
A tonalidade do azul pode mudar completamente sua vibração, segundo a consultora. "Se o azul tiver um pouco de verde e amarelo (turquesa), traz alegria e dinamismo; se misturado com vermelho (índigo, púrpura), está relacionado com energia mais forte e ativa a sabedoria", explica.


O cuidado deve ficar por conta do azul-acinzentado, que lembra um dia nublado e relaciona-se com a depressão. "Tive uma cliente depressiva que queria tudo azul-acinzentado no projeto e não me deixava colocar nada de amarelo. Explica-se: as pessoas têm a tendência de buscar a cor que representa sua personalidade ou estado de espírito", diz.


Combinações
Segundo a consultora em tendências Ruth Fingerhut, as cores que melhor combinam com o azul são o amarelo, o lilás, o pêssego e o branco. "Não o superbranco, e sim o perolizado", avisa.


Para quem não quer pintar as paredes, a especialista sugere aplicar a cor em tecidos dos sofás e almofadas, por exemplo. "Uma opção bacana, que inclusive fiz na minha casa, é pintar algum móvel, como uma mesinha de centro", aconselha Ruth.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PM acaba com festa, apreende menores de idade bêbados e prende organizadores em Aquidauana

2
Policial

Ao verificar denúncia, polícia prende traficante e apreende drogas em Aquidauana

3
Geral

PMA desmonta acampamento de caçadores à margem do rio Apa na fronteira

4
Geral

Rapaz faz disparos na frente de PM, foge e bate contra árvore em Corumbá

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Agências de Viagem e Operadoras

Viagens e Acampamentos

Marechal Mallet, 305 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3697 www.cabanadopescador.com.br
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Segurança Predial

Proteção Geral

Rua Pandiá Calógeras - em frente a Enersul, 514 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1074
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo