X

Bactéria comum pode reduzir doenças transmitidas por mosquitos

Um tipo comum de bactéria poderia ajudar a reduzir o contágio de doenças que tenham mosquitos como vetores, como a dengue e a chikungunya, ao reforçar a resistência dos próprios insetos, segundo estudo publicado na última quinta-feira pela revista americana "Cell".


Os mosquitos contaminados com uma bactéria chamada wolbachia, extraída de moscas, tornaram-se mais resistentes tanto à dengue quanto à chikungunya, assim como a uma forma de malária, segundo os autores dos estudos.


"Estes resultados mostram que, com a pesquisa, poderíamos obter um impacto importante na luta contra doenças", declarou o principal autor do estudo, Scott O'Neill, da Universidade de Queensland na Austrália.


A dengue, uma doença contra a qual ainda não existe vacina, mata 40 mil pessoas por ano no mundo e contamina outras 50 milhões. A chikungunya, em geral, não é mortal, manifestando-se com sintomas semelhantes aos da dengue (náuseas, esgotamento).


A wolbachia é uma bactéria muito comum, estando presente em 60% das espécies de insetos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Exportação de café brasileiro bate recordes no melhor junho em 34 anos

Só em junho, foram 3,5 milhões, maior volume no mês desde 1990. Receita cambial dos últimos 12 meses também é a maior em 34 anos

Obras

Novo cartão postal de Nioaque: Iniciada revitalização da Praça Central

Obra será concluída ainda em 2024

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo