Os jovens em geral não ligam para conselhos, mas os especialistas alertam: o excesso de barulho pode levar à surdez. Permanecer pelo menos meia hora por dia em lugares muito barulhentos pode afetar, para sempre, a capacidade de ouvir.
Segundo o England's Royal National Institute of Deaf, três em cada quatro frequentadores assíduos de boates e danceterias correm o risco de perda permanente da audição. E o perigo não está só em locais fechados, mas também nas ruas, nas micaretas e durante o Carnaval, por exemplo.
Médicos e fonoaudiólogos aconselham os baladeiros de plantão:
Quando estiverem expostos a muito barulho, como nas proximidades de uma P.A (caixas de som utilizadas em raves, danceterisas e shows), devem se afastar a cada duas horas para locais mais silenciosos e lá permanecer por, pelo menos, vinte minutos, como forma de evitar o risco de perda auditiva.
A fonoaudióloga Isabela Pereira Gomes recomenda o uso de protetores auriculares como auxílio na prevenção da perda auditiva induzida por ruído.
"Eles reduzem o volume excessivo, mas quem usa não deixa de ouvir o som ambiente. São indicados principalmente para músicos, DJs, motociclistas e até dentistas". Esses protetores reduzem o nível do baraulho entre 15 e 25 decibéis.
Outro perigo para a audição são os MP3 players. Os fones em contato direto com os ouvidos, podem fazer mal à saúde, se a música estiver sempre em volume alto. Várias estrelas estrelas do pop/rock como Phil Collins, Pete Townshend (The Who), Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest), têm problemas de audição por terem ficado muito tempo expostos ao som muito alto.
A Sociedade Brasileira de Otologia, que está lançando a 'Campanha Nacional da Saúde Auditiva', destaca também o impacto da poluição sonora e os abusos do ruído excessivo na saúde auditiva dos jovens. Além disso, lembra que em várias profissões os trabalhadores também correm o risco de perda de audição, por causa do barulho durante a jornada de trabalho. São operadores de britadeiras, operadores de aúdio em estúdios e emissoras de rádio e funcionários de gráficas, entre outros.
Não se deve ficar exposto a ruídos de 85 decibéis por mais de oito horas por dia. Isso corresponde ao barulho de um caminhão.
Polícia
Polícia Militar foi acionada na noite de quarta-feira
Tempo
Mais 58 cidades estão no alerta meteorológico
Voltar ao topo