X
História de Vida

Bombeiro aposentado recebe coração de jovem que tinha sonho de ser bombeiro e ajudar vidas

Mãe do jovem conseguiu escutar o coração do filho que hoje pulsa em Pastor Guto

“Amar ao próximo como a ti mesmo...se podemos fazer uma família sorrir porque não o fazer; aprendi que não devemos ser egoístas e que é muito bom saber que mesmo ele não estando aqui o coração dele está. Que bem melhor ter essa atitude do que deixar apodrecer mesmo ele não fazendo o concurso de bombeiros ele salvou vidas”, são as palavras de Marineide da Costa Silva Alves Bezerra – ‘Mary’, de 41 anos, que foi mãe de Israel Alves Bezerra Júnior e é mãe de mais dois.

Israel, que tinha o sonho de ser Bombeiro foi o primogênito de Mary e partiu cedo, aos 23 anos e 8 meses, num acidente de moto no dia 22 de junho do ano passado. “Ele trabalhava como moto entregador de baterias de carro quando chegou no serviço dele, pegou a caixa de ferramentas e colocou na traseira da moto e seguiu a avenida Guaicurus [Campo Grande] em direção ao bairro Itamaracá para fazer uma instalação das baterias que havia entregado no dia anterior...e no trânsito no alto da Guaicurus um senhor invadiu a pista e atingiu meu filho lançando ele equivalente a 10 metros”, contou Mary que agora vê no neto de 1 ano e 6 meses, o amor deixado pelo seu filho.

Ele teve um traumatismo craniano encefálico e no dia seguinte veio a notícia que ele veio a óbito.

“Após a notícia do óbito entrei na UTI e a todo tempo acompanhada pela enfermeira do acolhimento do hospital, foi onde ela me disse sobre doação de órgãos... e no momento pensei que por mim tudo bem mas precisava que meu esposo e meus filhos tivessem em comum acordo...e resolvemos doar os órgãos do Israel, afinal poderia ser um dos meus filhos precisando dessa doação”, explicou Mary, que é evangélica.

Israel com o filho, que na época do acidente tinha 2 meses. (Foto: Arquivo Pessoal)

Dos órgãos doados, rim esquerdo, baço, fígado, córneas e...coração!

Sim, o coração é a chave da nossa matéria.

O coração do filho de Mary que sonhava em ser Bombeiro para ajudar o próximo hoje pulsa dentro do Bombeiro aposentado José Augusto Simões Costa, pastor Guto, de 53 anos.

Guto que sempre foi doador de sangue, descobriu há 15 anos, que tinha Doença de Chagas e que seu coração estava inchado e parando. “Convivi com a doença por muitos anos mas com o tempo ela foi se agravando e chegou o dia que precisei colocar marca-passo que era o que fazia a função do coração; depois disso, nunca mais consegui ser a mesma pessoa”, disse o pastor que desde 2016, teve de ser acamado até encontrar um doador de coração.

Depois de idas e vindas a hospitais em São Paulo, o tratamento foi transferido para Brasília e de lá começou o processo de alistamento para a fila de transplante. Guto esperou cerca de oito meses para ser chamado e nesse tempo, houve três internações de urgência. “Ai no dia 24 de junho chegou um coração e foi o que me salvou”, pontuou.

“Jesuscidência”

Transplante realizado com sucesso, Pastor Guto já de coração novo e se recuperando, começou a surgiu uma corrente de agradecimento nas igrejas evangélicas de Mato Grosso do Sul. “Dentro da igreja da Mary congrega um amigo meu, que quando falaram meu nome, para orar pela graça alcançada, ele ligou os casos [da doação dos órgãos] e investigou até que descobrimos que o coração que ganhei era do filho dela”, confirmou o pastor alegando que não foi apenas uma coincidência mas sim uma ‘Jesuscidência’.

O bombeiro e salvou muitas vidas e que teve sua vida salva por um coração vindo cheio de amor, entrega e que sonhava em ser bombeiro, entrou em contato com Mary por rede social e daí começou uma linda amizade que Guto diz: ‘formamos uma grande família’.

“Após muitas conversas, ela disse que queria ouvir o coração do filho dela e assim que voltei pra Aquidauana, disse que iria até Campo Grande para participarmos de um culto na igreja dela e fui... levei o estetoscópio e foi aquele chororô de muita gratidão e amor”, emociona pastor Guto.

Guto é casado com a professora Selma, 56 anos. Juntos eles têm dois filhos e quatro netos e ao perguntar sobre o medo de morrer, ele enfatiza: “Eu como evangélico entendo uma coisa, todos nós vamos morrer um dia; teremos um corpo transformado quando Jesus vier nos buscar, deste corpo não iremos aproveitar nada e nada mais normal que as pessoas entendam que é melhor doar o que será descartado... isso é doar vida ao próximo”.

Pastor Guto e sua esposa Selma, a quem ele diz que deve todo o seu amor e dedicação. (Foto: Samara Souza)

Israel tinha um desejo de ser bombeiro, de salvar vidas. Sem saber, salvou a vida de um bombeiro que já salvou muitas vidas. Coincidência ou não, o destino para Mary e Guto é chamado de força divina. Ambos acreditam no milagre de Deus e hoje tem, como comprovarem que Jesus operou com muita força na vida de todos dessa grande família.

* Colaborou Samara Souza

O encontro esperado: Mary escuta o coração do filho Israel que hoje bate no peito do Pastor Guto, seu irmão de fé. (Foto: Arquivo Pessoal)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Concurso

Prefeitura de Aparecida do Taboado abre inscrições para 42 vagas temporárias

Salário chega a R$ 5,8 mil

Serviços

Ministério lança curso para fortalecer a participação feminina no mercado de trabalho

Parceria com a Enap visa qualificar profissionais e fomentar a equidade de gênero nos ambientes profissionais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo