Você sabia que, assim como a pele, o cabelo também envelhece? Com o passar dos anos, todo o metabolismo corporal desacelera, então já era de se esperar que os cabelos também sofressem de alguma forma.
Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, este envelhecimento é chamado de cronológico. "Há uma redução na produção de sebo e uma diminuição da microcirculação e das trocas celulares entre o couro cabeludo e os cabelos", explica.
Como resultado, os fios ficam mais finos, sem vitalidade ou brilho e mais ralos. "Para você ter uma idéia, uma mulher, quando criança, tem mais ou menos 600 fios por centÃmetro quadrado e, se chegar aos 80 anos, terá mais ou menos 300", afirma Bedin. O couro cabeludo também sente os efeitos dos anos, ficando mais sensÃvel à s agressões externas, como sol, água muito quente e tratamentos quÃmicos.
Mas não é só a queda do metabolismo que leva os cabelos a envelhecerem. Formados basicamente por duas proteÃnas, a melanina e a queratina, o estresse e uma dieta inadequada, pobre em proteÃnas, vitaminas e sais minerais, podem, sim, acelerar o processo. Agentes externos como a poluição, o cigarro, o sol e tratamentos quÃmicos em excesso, também levam a um envelhecimento precoce dos fios.
Com isso, já dá para saber como podemos retardar os efeitos do tempo nos cabelos, não é? "Recomendo o uso de produtos adequados ao seu tipo de cabelo, de produtos para hidratar e também para proteger contra os raios UV, além de moderação na hora das quÃmicas", ensina o dermatologista.
Se o seu cabelo já está enfraquecido, seja pelo tempo ou por processos quÃmicos, o hairstylist Nilton Tamba recomenda hidratações periódicas e cauterizações. "Hoje em dia, também é possÃvel encontrar nos salões tratamentos especÃficos, como um programa de lifting capilar que combate o envelhecimento do couro cabeludo e ajuda a devolver a juventude dos fios", acrescenta Nilton.
Para usar em casa, existem os chamados produtos antiidade, que ajudam principalmente na prevenção do envelhecimento. "Se você mantiver seus cabelos sempre hidratados, protegidos do sol e, com o passar dos anos, usar os chamados shampoos antiidade, que repõem nutrientes e proteÃnas perdidas, o envelhecimento pode sim ser retardado", afirma Nilton.