23 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Cada região do Brasil exige um cuidado diferente com a pele

19 SET 2007 - 08h46min
uol

Você sabia que as mulheres do Brasil têm a pele bem diferente umas das outras, dependendo da região onde vivem?


Pois é, devido a intensa miscigenação de raças, temos uma paleta de tipos cutâneos bem diversificada.


A pele da mulher nordestina, que nasceu e vive nos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí ou Rio Grande do Norte tende a ser mais oleosa e seborréica. Estão muito submetidas a ação do sol e do vento, o que favorece o aparecimento de rugas precoces e aumenta o risco de incidência de câncer de pele, caso não haja proteção contra os raios solares.


Cuidados
Capriche na hidratação diária, escolhendo produtos com alto FPS para o rosto e regiões do corpo expostas a radiação solar. Não se esqueça também de limpar o rosto duas vezes ao dia para evitar o acúmulo de óleo sobre a pele e o aparecimento de cravos e espinhas.


A mulher nortista, que sofre com as altas temperaturas e grande índice de umidade do ar o ano todo, também tem grande possibilidade em manifestar as características de pele oleosa. Sofrer mais durante os meses quentes, porque a pele fica com aspecto mais gorduroso e com mais impurezas. Portanto, também precisa de limpeza e tonificação adequadas para evitar as erupções cutâneas.


Cuidados
Invista na alimentação rica em vegetais, que reforçam o suprimento de sais minerais e vitaminas favorecedores do equilíbrio da pele. Comer com equilíbrio é vital para manter a pele bonita e livre de impurezas. A água também exerce papel vital no metabolismo e eliminação das impurezas do nosso organismo, mantendo a pele hidratada e sem oleosidade excessiva.


O Centro-Oeste é formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal, esta região de clima tropical semi-úmido tem inverno muito seco e baixa umidade do ar. A pele torna-se ressecada e propensa a desidratação.


Cuidados
Acessórios que não devem ficar de lado são os óculos de sol, se possível os chapéus e sempre os protetores solares, para evitar o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele.


Na região Sudeste há uma grande diversidade racial, as pessoas que vivem à beira-mar são propensas ao envelhecimento precoce da pele, bem como as que trabalham no campo. Já as que vivem nas regiões serranas sofrem com o frio, tendo uma pele mais seca. E as que habitam grandes centros urbanos lutam contra a poluição, que se deposita sobre a pele e causa irritação e o aparecimento de cravos e espinhas.


Cuidados
A hidratação é fundamental para todas, que devem optar por formulações contendo filtro solar e vitamina E de ação antioxidante. A limpeza deve ser suave, sendo que os sabonetes líquidos são os mais indicados, seguidos obrigatoriamente de uma loção tônica sem álcool, para restaurar a condição de normalidade da pele.


As sulistas são as que mais sofrem com as baixas temperaturas, como normalmente são descendentes de europeus possuem pele clara e sensível a radiação solar.


Cuidados
É importante proteger a pele adotando a massagem com um óleo vegetal especial, como o semente de uva ou gérmen de trigo, que também facilitam a vaso-dilatação periférica e a irrigação sangüínea, deixando a pele mais nutrida, além de ajudar na reposição do manto natural que protege a pele.


Não importa de onde você é, cuidar da pele vale para todas!

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acidente entre caminhão e moto deixa duas vítimas em estado grave, em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 99 anos é a nova vítima fatal da Covid-19

3
Política

Candidato a prefeito, deputado estadual e vice testam positivo para Covid-19

4
Política

Confira a lista de candidatos a vereador pelo Podemos em Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Talvez...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UMA APRENDIZAGEM ou O LIVRO DOS PRAZERES"

Flavia Rohdt

Aldravia 25 #PantanalemChamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Laudison P. Lara Spada - Clinico Geral e Ginecologista

Rua Manoel A. da Costa, 630 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Restaurantes

Churrascaria O Laçador I

AV. Integração, 601 centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0114
Casas Agropecuárias

Globo Agropecuária

Rua Theodoro Rondon, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Ver Mais
Fale com a redação