foto / divulgação
O Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Concex) vai realizar diversas atividades de conscientização na Capital e no interior no sentido de prevenir a exploração sexual dos jovens durante o período de carnaval. Para a campanha, o comitê disponibiliza de kits com abanicos, cartazes, adesivos e fitas com informações preventivas à exploração sexual.
De acordo com a gestora de Ações Sociais da Fundação de Turismo (Fundtur) e representante do Concex, Tânia Regina Comerlato, em Campo Grande está programada uma panfletagem para caminhoneiros em um posto de combustível na saída para Jaraguari, nesta sexta (12), a partir das 10h da manhã. Também nesta sexta-feira deve acontecer uma orientação junto à Polícia Militar para a atuação durante as festas de carnaval. Desta forma, os policiais contribuem na divulgação da campanha.
O material informativo também será distribuído em receptivos turísticos da Capital, como a rodoviária, aeroporto, Feira Central, Morada dos Baís e outros pontos tradicionais que recebem os visitantes de Campo Grande. O mesmo deve acontecer nas concentrações das escolas de samba da Capital e em bares, restaurante, hotéis e motéis. O Bloco do Fubá, formado por servidores públicos da prefeitura e do Estado é outro parceiro na campanha de conscientização.
Campanha
Todos os atores da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do Estado trabalham neste carnaval para prevenir a exploração sexual dos jovens. Kits com material informativo estão sendo enviados aos municípios para que a população se conscientize de que o abuso sexual de crianças e adolescentes deve ser prevenido e denunciado caso haja alguma ocorrência neste sentido. A campanha é realizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Concex), que reúne representantes da sociedade civil organizada e governos.
“Nós da rede de proteção realizamos campanhas pontuais em períodos onde é observada uma situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes e o carnaval é uma dessas datas. Então, é fazemos a campanha para proteger os jovens deste tipo de crime”, afirma Tânia.
A gestora explica que a campanha foi lançada no Seminário Rompendo o Círculo da Violência, no início deste mês, e recebeu a adesão de mais de 60 municípios do Estado. Essas cidades formaram comitês para trabalhar a campanha, os comitês receberam kits para reforçar a prevenção da exploração sexual principalmente durante o carnaval. “Atores das áreas de turismo, saúde, educação e segurança, entre outros, estarão trabalhando nesta campanha preventiva”, diz.
“A campanha deve acontecer principalmente nos municípios onde ocorre uma maior movimentação de turistas durante o carnaval”, observa Tânia. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) também incluiu as cidades de Campo Grande e Corumbá na campanha nacional de combate e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Corumbá pela tradição no carnaval e Campo Grande pelo número de população”, explica.
“Este período deve ser visto como um momento de sensibilização no sentido de proteção à criança e ao adolescente para que eles participem desta festa popular brasileira que é o carnaval, mas de forma segura. Por isso o Concex vem fazendo este trabalho de conscientização e mobilização”, ressalta. A orientação da gestora é de que casos de exploração devem ser denunciados ao Conselho Tutelar mais próximo ou pelos telefones 0800 647 1323 para denúncias no Estado e no Disque 100, que é o canal nacional de denúncias.