X

Campanha de prevenção a exploração sexual de jovens no carnaval começa nesta sexta

Serão feitas diversas atividades de conscientização na Capital e no interior

foto / divulgação

O Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Concex) vai realizar diversas atividades de conscientização na Capital e no interior no sentido de prevenir a exploração sexual dos jovens durante o período de carnaval. Para a campanha, o comitê disponibiliza de kits com abanicos, cartazes, adesivos e fitas com informações preventivas à exploração sexual.

De acordo com a gestora de Ações Sociais da Fundação de Turismo (Fundtur) e representante do Concex, Tânia Regina Comerlato, em Campo Grande está programada uma panfletagem para caminhoneiros em um posto de combustível na saída para Jaraguari, nesta sexta (12), a partir das 10h da manhã. Também nesta sexta-feira deve acontecer uma orientação junto à Polícia Militar para a atuação durante as festas de carnaval. Desta forma, os policiais contribuem na divulgação da campanha.

O material informativo também será distribuído em receptivos turísticos da Capital, como a rodoviária, aeroporto, Feira Central, Morada dos Baís e outros pontos tradicionais que recebem os visitantes de Campo Grande. O mesmo deve acontecer nas concentrações das escolas de samba da Capital e em bares, restaurante, hotéis e motéis. O Bloco do Fubá, formado por servidores públicos da prefeitura e do Estado é outro parceiro na campanha de conscientização.

Campanha


Todos os atores da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do Estado trabalham neste carnaval para prevenir a exploração sexual dos jovens. Kits com material informativo estão sendo enviados aos municípios para que a população se conscientize de que o abuso sexual de crianças e adolescentes deve ser prevenido e denunciado caso haja alguma ocorrência neste sentido. A campanha é realizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Concex), que reúne representantes da sociedade civil organizada e governos.

“Nós da rede de proteção realizamos campanhas pontuais em períodos onde é observada uma situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes e o carnaval é uma dessas datas. Então, é fazemos a campanha para proteger os jovens deste tipo de crime”, afirma Tânia.

A gestora explica que a campanha foi lançada no Seminário Rompendo o Círculo da Violência, no início deste mês, e recebeu a adesão de mais de 60 municípios do Estado. Essas cidades formaram comitês para trabalhar a campanha, os comitês receberam kits para reforçar a prevenção da exploração sexual principalmente durante o carnaval. “Atores das áreas de turismo, saúde, educação e segurança, entre outros, estarão trabalhando nesta campanha preventiva”, diz.

“A campanha deve acontecer principalmente nos municípios onde ocorre uma maior movimentação de turistas durante o carnaval”, observa Tânia. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) também incluiu as cidades de Campo Grande e Corumbá na campanha nacional de combate e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Corumbá pela tradição no carnaval e Campo Grande pelo número de população”, explica.

“Este período deve ser visto como um momento de sensibilização no sentido de proteção à criança e ao adolescente para que eles participem desta festa popular brasileira que é o carnaval, mas de forma segura. Por isso o Concex vem fazendo este trabalho de conscientização e mobilização”, ressalta. A orientação da gestora é de que casos de exploração devem ser denunciados ao Conselho Tutelar mais próximo ou pelos telefones 0800 647 1323 para denúncias no Estado e no Disque 100, que é o canal nacional de denúncias.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

PRF lança operação nacional para reforçar segurança nas rodovias

Diretor do órgão quer autorização para contratar aprovados em concurso

Saúde

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024

Aumento representa um quadro preocupante de saúde pública

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo