18 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Campanha de vacinação de idoso contra gripe começa neste sábado

26 ABR 2008 - 12h27min
tv morena

O Ministério da Saúde inicia, neste sábado (26), a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe. A meta para a campanha deste ano é que 80% das pessoas com 60 anos ou mais sejam vacinadas.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02

A vacinação é gratuita e se estenderá até 9 de maio, com vacinas disponíveis nos 65,7 mil postos distribuídos pelo país.


Em sua décima edição, segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da vacinação é reduzir os casos de gripe e as complicações decorrentes da doença em idosos. Pesquisas nacionais mostram que a vacina pode reduzir em mais de 50% casos de doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Quanto aos óbitos, esse percentual de queda varia entre 27% e 30%.


Vacina


A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.


Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação da vacina é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.


Sintomas da gripe


Os principais sintomas da gripe são febre, calafrios e mal-estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias de contágio. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza (nariz escorrendo) e congestão nasal.


A gripe pode ser transmitida de forma direta (por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada) ou de forma indireta (as mãos, após contato com superfícies contaminadas, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos).


Dúvidas


O Ministério da Saúde respondeu ao G1 algumas das perguntas mais freqüentes sobre a vacinação contra a gripe. Confira as respostas:


Qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a gripe?


Sim, a partir dos seis meses de idade e desde que não tenha alergia à proteína do ovo (já que essa vacina é produzida em ovos de galinha). No entanto, a política de vacinação contra a gripe atualmente adotada pelo Ministério da Saúde é direcionada para os grupos de maior risco de desenvolver as formas graves e complicações da doença, que são os idosos.


Qual a duração de proteção contra a doença com a vacina?


A vacina protege por um ano. Entretanto o vírus da gripe é capaz de mudar suas características com muita freqüência, por isso a cada ano é necessário que se tome uma nova vacina.


É possível pegar gripe mesmo estando vacinado?


Sim, porque a vacina protege contra os três tipos de vírus que anualmente fazem parte da sua composição e porque, entre os idosos, sua proteção não é de 100%. Mesmo assim, a vacinação diminui a gravidade da gripe e, portanto, as chances de complicações e óbitos.


A vacina contra gripe pode provocar reações?


Sim, mas as reações são geralmente leves. As mais comuns são dor e vermelhidão no local de aplicação da vacina, que ocorrem nas primeiras 72 horas após a vacinação. A febre como reação à vacina ocorre em menos de 1% dos casos e reações alérgicas graves também não são comuns.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Casal de aposentados investe em motorhome e faz da nova fase da vida uma aventura pelo mundo

2
Geral

Homem que matou ex-presidente da OAB de Aquidauana ganha liberdade

3
Saúde

Está suspensa a primeira dose de vacinas contra covid em Aquidauana

4
Aquidauana

Idoso condenado a quase 30 anos de prisão por estupro é preso em Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max27

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min14 max27

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XVI: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Óticas

Ótica e Relojoaria Zenith

Rua Estevão Alves Corrêa, 568 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 4

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2410
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Dr. Cândido Pinheiro Filho

R. Duque de Caxias, s/nº Bairro: Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3704 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo