27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Política

Capitão Contar cobra estrutura para proteger profissionais da saúde do novo coronavírus

No hospital referência do estado, faltam máscaras e aventais

31 MAR 2020 - 19h02min
Assessoria

O Hospital Regional Rosa Pedrossian foi escolhido para ser a referência em Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus. Entretanto, médicos e enfermeiros têm alertado sobre a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) - máscaras, aventais e óculos - que são essenciais para proteger as equipes do novo coronavírus. 

Para tentar viabilizar meios de proteção para que os profissionais de saúde possam executar seu trabalho no combate ao COVID-19, com segurança, o deputado estadual, Capitão Contar (PSL), solicitou providências urgentes ao Poder Executivo. 

O parlamentar, Capitão Contar, além da sociedade civil organizada, entidades e sindicatos também levantaram a bandeira da solidariedade para ajudar os profissionais da saúde. A equipe hospitalar precisa se manter saudável para que cuidar do próximo, além de retornar para o convívio do seu lar.

Um dos projetos participantes desta corrente solidária é o ‘Mulheres que indicam’. “Cada uma do grupo ajudou na maneira que podia. Eu, por exemplo, com o corte das máscaras e jalecos, outras com a parte da costura, com uma palavra de apoio, compra de material e assim por diante. Foram 4,2 mil metros de tecidos utilizados”, explica a empresária Nayara Moraes Barbosa. Todo o material confeccionado foi entregue para o Hospital Regional, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e em Rio Verde do Mato Grosso (MS).

Trabalho com segurança

O deputado estadual defende que, esses profissionais devem ter todos os equipamentos necessários para cuidar da população sem serem infectados. "Falta o básico. Esses profissionais não têm máscaras, luvas e nem aventais para atender aos pacientes com suspeita de estar com o coronavírus. Eles estão na linha de frente do combate a essa doença. Não podemos deixá-los desprotegidos, pois dependemos deles para curar essa doença. Não tem cabimento não ter o mínimo necessário, reutilizar equipamentos ou trabalhar sem segurança. É um risco à saúde", argumenta o deputado.

A solicitação foi feita ao governador, Reinaldo Azambuja, com cópias para o secretário de Saúde, Geraldo Resende, ao MPE-MS, OAB-MS, profissionais de saúde que possam atender a população com todos os equipamentos necessários para que eles não se contaminem durante o atendimento dos pacientes.

De acordo com as denúncias recebidas pelo parlamentar, além dos EPIs, o Hospital carece ainda de insumos básicos como álcool 70%, sabão líquido e papel toalha.

Curiosamente, no dia 30 de março deste ano foi publicada no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) a criação do Plano de Enfrentamento da Pandemia COVID-19 do Hospital Regional traçando os procedimentos necessários a serem feitos no local. Fato este que não está sendo seguido já que profissionais da área de saúde reclamam da falta de equipamentos.

 

 

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Denúncia revela crianças em estado de puro abandono em meio a fezes e vômito de cachorros

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante e Chopperia Moderna

Rua Augusto Mascarenhas, 573 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8100
Telefones Úteis

Detran

Rua Jose Alves Ribeiro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1187/2210
Ag. Correios

Agencias dos Correios -Central

Manoel Antonio Paes de Barros, 620 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6065
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo