Através de uma iniciativa de um projeto de extensão de estudantes do Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), os apicultores da Associação dos Apicultores de Guia Lopes da Laguna (Apisguia) deverão começar o ano de 2020 com grandes perspectivas de desenvolvimento.
Estudantes de cursos técnicos em Edificações e professores da área de engenharia e arquitetura elaboraram gratuitamente um projeto de estruturação do espaço que será destinado à comercialização de todo o mel produzido na região sudoeste do estado.
“A região Sudoeste do MS tem uma altíssima produtividade de mel, é uma das que mais produz no Brasil. Apresentamos uma proposta de modelar um ponto comercial para eles venderem o produto", apontou a professora Ivilaine Delguingaro.
A Associação é proprietária de uma edificação às margens da BR 060 desde 2011. Na ocasião, ficou definido que o espaço seria destinado à comercialização do mel produzido na região, mas nunca foi inaugurado.
“Inicialmente, fizemos uma avaliação da região e identificamos que a produção do mel empregava muitas pessoas, principalmente em assentamentos. A partir de visitas ao prédio localizado na BR, apresentamos uma proposta de modelar um ponto comercial para eles venderem o mel”, explicou Ivilaine.
Além do IFMS, participaram de forma colaborativa a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS (Agraer) e a Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna.
A entrega do projeto foi realizada em cerimônia no mês passado, com a presença de servidores e estudantes do IFMS envolvidos, além do representante da Agraer, Orides Lopes Soares, o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, o presidente da Apisguia, Felipe Narvaez, e mais de 20 produtores de mel associados.
A partir de agora, cabe à Prefeitura Municipal buscar recursos para a concretização do projeto. “Foi um trabalho que movimentou bastante a região de Jardim e Guia Lopes e a gente espera que ele continue. Que neste ano ocorra a ativação do ponto comercial e a estruturação dessa cooperativa!”, finalizou Ivilaine.