X

Ceará confirma segunda morte por gripe suína

O vírus H1N1, na tarde de terça-feira leva mais uma pessoa a óbito no estado do Ceará

A Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou na tarde desta terça-feira mais uma morte causada pel vírus Influenza A (H1N1), conhecido como gripe suína, em Fortaleza, na capital do Estado. Com isso, sobe para dois o número total de óbitos em decorrência do vírus da gripe suína em menos de 48 horas.

Segundo o Comitê Cearense de Enfrentamento do H1N1, a nova vítima morava no bairro Passaré e morreu no último dia 3 de janeiro. As identidades de ambas foram mantidas em sigilo, por recomendação do Ministério da Saúde. O sexo da nova vítima ainda não foi revelado.

Ontem, a Sesa anunciou o primeiro óbito: uma mulher de 29 anos, também moradora de Fortaleza. Conforme a secretaria, ela contraiu a doença em 31 de dezembro último. A princípio, iniciou um tratamento em casa e no primeiro dia útil de 2010 procurou ajuda médica em um posto de saúde. Neste momento, tinha dificuldades para respirar, tosse e febre.

Após receber medicação, foi liberada. Seis dias depois, a mulher foi ao Hospital Infantil Albert Sabin, apresentando quadro de insuficiência respiratória. Ela recebeu auxílio de um respirador artificial e foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu dois dias depois.

Como outros casos estão em análise, a secretaria trabalha com a tese de que, mesmo com o surto nacional controlado, o vírus esteja circulando no Ceará. Dois indícios disto são o fato de familiares da mulher terem garantido que ela não deixou o Estado e a confirmação de que oito crianças chegaram a contrair a doença enquanto estavam internadas no hospital em dezembro passado. Hoje, todas estão bem.

Por conta da morte da mulher, o Comitê de Enfrentamento da Gripe H1N1 do Ceará agendou reunião para os dias 28 e 29 deste mês. Os componentes do colegiado vão discutir a atualização do plano de combate ao vírus, que pode avançar ainda mais no Estado, devido ao início da quadra chuvosa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

MEC publica portaria que regulamenta o Fies Social

Serão beneficiados pela portaria estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo cadastrados no CadÚnico

Melhorias

CEI Ediles Morares de Souza é inaugurada em Miranda

Entrega aconteceu na última sexta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo