24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Células-tronco: Conselho Nacional de Saúde apóia pesquisas

18 ABR 2008 - 10h33min
assessoria de comunicação

Reunido em Brasília, o Conselho Nacional de Saúde, instância deliberativa do Sistema Único de Saúde, aprovou hoje (17) seu apoio às pesquisas com células-tronco embrionárias e a manutenção do artigo 5º da Lei de Biossegurança. Dos 39 conselheiros  presentes, 38 foram favoráveis às pesquisas. Apenas a representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a médica Zilda Arns, votou contra a utilização de embriões em pesquisas com células-tronco.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02

A decisão do Conselho referenda resolução da 13ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em novembro do ano passado. Um documento com a posição do conselho e da conferência será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de dar novo subsídio para a decisão dos ministros.


Na abertura da reunião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, afirmou que o ministério é favorável às pesquisas com células-tronco embrionárias dentro do que prevê a Lei de Biossegurança. "É importante frisar que a lei só permite a utilização de embriões que sejam cedidos por seus genitores e proíbe a comercialização dos mesmos", explicou o secretário.


O assunto foi amplamente discutido entre os participantes. Foram apresentadas opiniões contra e favoráveis às pesquisas. A professora de biologia celular da Universidade de Brasília, Lenise Aparecida Garcia, acredita que a vida começa mesmo antes da formação do cérebro. que acredita que a vida começa mesmo antes da formaçNB, Lenise Aparecida garcia


Guimarães lembrou que o debate na reunião do conselho não tinha como finalidade definir quando começa a vida. "Respeito as posições aqui manifestadas, mas a discussão nada tem a ver com o aborto", completou. O secretário explicou que o tema é um dilema moral.  Assim, como foi o caso da morte cerebral. "Mesmo com o fim das atividades cerebrais, outros órgãos permanecem em atividade, 'vivos'", explicou. Com o avanço da ciência, vidas foram salvas a partir dos transplantes de órgãos, uma vez que terminada a atividade cerebral, órgãos, em bom funcionamento, são transplantados. 


O secretário de Ciência e Tecnologia acredita que a manifestação quase unânime do Conselho, considerado o controle social do SUS, é extremamente relevante para auxiliar na formação da opinião dos ministros do Supremo.


Lei de Biossegurança: 11.105, de 24/03/2005:
Art. 5º É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições:


I - sejam embriões inviáveis; ou
II - sejam embriões congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem 3 (três) anos, contados a partir da data de congelamento.
§ 1º Em qualquer caso, é necessário o consentimento dos genitores.
§ 2º Instituições de pesquisa e serviços de saúde que realizem pesquisa ou terapia com células-tronco embrionárias humanas deverão submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa.
§ 3º É vedada a comercialização do material biológico a que se refere este artigo e sua prática implica no crime tipificado no art. 15 da Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.


Conselho Nacional de Saúde:
Instância deliberativa do SUS, previsto na Constituição de 88.


Conselho é composto por 48 integrantes:
50% usuários do SUS - entidades da sociedade civil organizada;
25% trabalhadores do setor saúde;
25% gestores e prestadores de serviço do SUS

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Lésbica aos 30, Katia se livrou de segredo para seguir "feliz e completa" ao lado da esposa e filhos

2
Geral

Homem é encontrado desmaiado próximo ao túnel de Anastácio

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Com moto roubada, dupla planeja assaltar joalheria e acaba presa

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Laudison P. Lara Spada - Clinico Geral e Ginecologista

Rua Manoel A. da Costa, 630 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Casas de Shows

Chácara Taboca

Rua Jaime Artigas, s/nº Bairro Jóquei Clube - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9951-6888
Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo