19 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Chá preto pode ser usado contra cárie

6 NOV 2007 - 10h27min
uol

O chá preto pode ser uma alternativa na prevenção à cárie dentária. A bebida, consumida em alta escala em diversas regiões do país, está em teste na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Segundo a coordenadora da pesquisa, Cátia Maria Guerra, os estudos começaram há dois anos, quando ela tomou conhecimentos de relatos de fluorose, doença causada pela ingestão exagerada de flúor durante a formação dos dentes, entre as populações do continente africano. Os habitantes dessa região consomem chá em grandes quantidades e comprovou-se por meio de levantamentos que a incidência de cárie dentária na África é muito baixa, enquanto a de fluorose é alta. Esses resultados foram atribuídos às altas concentrações de flúor no chá, o que seria a provável causa da fluorose.


Baseada nessas informações, a equipe de Cátia Guerra resolveu investigar quais são os chás mais consumidos no Brasil, visando a possibilidade de encontrar um recurso preventivo de baixo custo para a faixa populacional que não tem acesso a programas de prevenção e tem por hábito ingerir grandes quantidades de açúcar.


Na primeira fase da investigação, foram feitos testes em laboratório com determinada concentração média de íons flúor em cada 200 ml (aproximadamente uma xícara) de diversos tipos dessa bebida e observou-se que o chá preto foi o que apresentou maior média percentual de concentração de íons flúor (1,8 ppm - parte por milhão). Os resultados obtidos suscitaram o interesse em saber de quanto seria a concentração de flúor na boca após a ingestão do chá. Assim, na segunda fase da pesquisa foram realizados testes em seres humanos. Participaram dessa fase 50 alunos do curso de odontologia da UFPE. "Eles mostraram-se receptivos a participar após informados de como seria conduzido o experimento. Todos assinaram um termo de consentimento e esclarecimento", contou Cátia Guerra.


Os universitários foram orientados sobre a dieta que deveriam seguir e passaram a escovar os dentes com creme dental não fluoretado (sem flúor na composição). A coleta de dados começou oito dias depois. Uma xícara de chá era ingerida por cada um dos participantes e uma hora depois coletava-se 3 ml de saliva, procedimento que foi repetido nos oito dias seguintes. As amostras foram identificadas e congeladas para posterior análise em um aparelho com eletrodo específico para leitura de íons flúor, o fluorímetro. Observou-se que a concentração de íons flúor continuava alta, cerca de 0,8 ppm. O resultado, segundo a especialista, indica que existe a possibilidade de combater a cárie com o auxílio dessa substância.


A cárie é uma doença infecto-contagiosa causada pela interação de três fatores: microorganismos cariogênicos (bactéria causadora da cárie), hospedeiro (dente) e dieta cariogênica (açúcar). Ela é uma das principais causas de perda dentária no país por originar a placa bacteriana. "O chá preto seria um excelente recurso preventivo, pois contém altas concentrações de flúor e é de baixo custo. À época da pesquisa, um pacote com vinte saquinhos de chá custava R$ 1,20", conta Cátia Guerra.


Ela ressalta também que o recurso só seria adequado para as regiões que não sejam servidas com água fluoretada na rede de abastecimento, "para que não haja risco de fluorose". Além disso, o consumo exagerado de chá preto pode manchar os dentes porque ele tem concentrações de corantes naturais. "A pesquisa só pode ser implantada depois da terceira fase, na qual as amostras serão superiores a 50 indivíduos e outras variáveis serem analisadas", conclui a professora.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Criança de 6 anos morre em acidente na rodovia MS-178, em Bodoquena

2
Geral

Morre ex primeira dama de Anastácio

3
Policial

Corpo não identificado é encontrado nesta manhã no rio Aquidauana

4
Aquidauana

Para homenagear o pai falecido, Gabriela chega de caminhão em seu casamento

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max27

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min19 max27

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,75m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Rosildo Barcellos

Pneu verde

Valdemir Gomes

Vou...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação