No dia 21 de dezembro, começou oficialmente o verão no Hemisfério Sul. A estação é muito apreciada pelos brasileiros, vista como um símbolo do nosso país tropical. Durante três meses, predominam as altas temperaturas, mas também aumentam o volume das chuvas.
Em Aquidauana, tem chovido bastante durante os últimos dias, apesar das altas temperaturas registradas. Desde a madrugada desta terça-feira (29), está chovendo periodicamente na cidade. De acordo com o Climatempo, essa situação deve permanecer, pelo menos, até esta quarta-feira (30), com o tempo nublado e chuvas a qualquer momento.
E é justamente por causa das chuvas que os cuidados com a saúde devem ser redobrados durante o verão. A umidade acaba favorecendo a proliferação de moluscos como o caramujo, por exemplo. Abaixo, seguem algumas explicações e dicas para enfrentar essa situação.
A origem dos caramujos no Brasil
O caramujo é um molusco que foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot. No entanto, tempos depois, acabou-se descobrindo que a espécie não é comestível e transmite uma série de doenças, como a esquistossomosse (popularmente chamada de "barriga-d'água"). Então, o molusco se proliferou rapidamente pelo país.
Andando por alguns lugares de Aquidauana, é possível constatar a presença de caramujos em hortas, jardins, e até mesmo nas ruas. É preciso tomar cuidado com o molusco, pois o simples contato com as mãos pode causar o contágio.
Como combater os caramujos?
Para combater o caramujo, muitas pessoas optam pela utilização do sal. Porém, a medida considerada mais adequada é queimar completamente o molusco. Caso contrário, os vermes continuarão no local. Só para termos uma idéia, a cada dois meses, um caramujo adulto pode colocar duzentos ovos.
Após queimar os caramujos, uma das alternativas é colocá-los em um saco plástico adequado e utilizar um calçado adequado para pisar em cima, quebrando as conchas. Outra opção é ferver os caramujos por cerca de uma hora.
Depois, é recomendável enterrar o molusco em valas, jogando cal virgem nos caramujos mortos nos sacos. As valas precisam ter cerca de 80 cm e devem estar distante de poços e sistemas. Após o término do procedimento, é preciso cobrir com terra as valas.
Para a construção das valas e quaisquer outras medidas, consulte os órgãos de meio ambiente e saúde mais próximos. E lembre-se, o combate ao caramujo evitará uma série de transtornos, portanto, é importante que todos nós tenhamos essa conscientização. / com informações do fazfacil.com.br
Cidades
As vítimas seguiam para Corumbá quando foram surpreendidos por ondas no rio
Cidades
Os municípios inclusive já decretaram situação de emergência devido ao cenário
Voltar ao topo