15 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Cientistas anunciam para dois anos vacina contra Aids

26 DEZ 2007 - 11h40min
midia max news

Uma vacina capaz de proteger a população contra o vírus da Aids pode estar pronta e disponível no mercado daqui a dois ou três anos. O anúncio é de cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do mundo. Os testes clínicos do produto - fruto de um estudo iniciado há sete anos - detectaram resposta imunológica contra o vírus HIV em 97% dos 40 voluntários inoculados testados.


A vacina, agora, está sendo testada em 60 voluntários na Tanzânia, e os primeiros testes sinalizam sucesso semelhante ao alcançado na Suécia. "Os resultados das fases 1 e 2 dos testes têm sido extremamente promissores", disse a cientista Britta Wahren, responsável pelo projeto da vacina no instituto. Durante os últimos 20 anos, cerca de 200 vacinas foram desenvolvidas em diferentes países, mas nenhuma conseguiu, até agora, obter resultados eficazes depois dos testes em larga escala com humanos.


Em setembro, depois de falhas nos resultados preliminares, foram suspensos os testes conduzidos pelo laboratório Merck de uma vacina experimental que era considerada uma das mais avançadas. O estudo, realizado em nove países, incluindo o Brasil, mostrou que o produto não impedia a contaminação pelo HIV. O diferencial da vacina sueca é que ela foi desenvolvida para atuar contra vários subtipos do vírus. A idéia é proteger as pessoas contra as variantes mais comuns em circulação na África e no Ocidente.


Outro ponto importante é que a vacina é complementada por um segundo tipo de vacina, que aumenta a resposta imunológica do paciente. Esta segunda vacina contém um vírus - usado para erradicar a varíola - modificado, e outros genes do vírus HIV. No próximo ano, o estudo sueco entrará na chamada fase 2-B, com os testes clínicos em larga escala. Será uma fase crucial, com duração prevista de dois anos.


A etapa final será a fase 3, que vai determinar o grau de proteção da vacina. Juvêncio Furtado, da Sociedade Brasileira de Infectologia, conta que ao longo dos últimos anos foram testados dois tipos de vacina. Algumas para auxiliar o tratamento, usadas junto com terapia anti-retroviral. E outras com o intuito de prevenir a doença, como é o caso da sueca. Na última linha, há várias sendo ainda testadas no mundo, inclusive no Brasil.


"Essa vacina do Instituto Karolinska parece ter mais chances de dar certo. A grande dificuldade encontrada é imunizar o indivíduo contra todos os tipos de virus, e parece que esta nova pode ser capaz de fazer isso. Qualquer estudo em fase 2-B já tem boas perspectivas. Mas ainda é cedo para cantar vitória", pondera Furtado.


O médico explica que ainda é preciso checar se há efeitos colaterais e se a resposta imunológica é duradoura. "De qualquer forma, é uma esperança para evitar os 15 mil novos casos que temos por ano no Brasil", acrescenta Furtado.


Segundo a Organização das Nações Unidas, a Aids já provocou mais de 20 milhões de mortes, e hoje cerca de 40 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV no mundo - 70% delas no continente africano. No Brasil, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde feita no ano passado revela que cerca de 620 mil pessoas vivem com o HIV.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Desaparecido desde domingo, homem é encontrado morto em MS

2
Aquidauana

Amigos e familiares mobilizam doação de sangue para professora Laura

3
Geral

Pela 2ª vez em menos de uma semana, "balão satélite" cai em fazenda de MS

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

PRF apreende 1,2 tonelada de maconha em Sidrolândia

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,08m
Miranda
2,89m
Paraguai
0,44cm

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Valdemir Gomes

No...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CARACTERIZAÇÕES FEMININAS ANTES DA PANDEMIA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

TONINHO

Rua Antonio Campelo, 1953 Bairro Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6777 / 99
Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Médicos

Pedro O. de Medeiros - Otorrinolaringologista

Rua Marechal Mallet, 885 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3977
Ver Mais
Fale com a redação