Na próxima semana começa a campanha informativa e educativa no município para prevenção do COVID-19
Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário de imunização contra a influenza em Aquidauana. Como em todo Brasil, a vacinação contra a gripe foi antecipada para diminuição de riscos e facilitar o manejo e identificação de possível infecção pelo COVID-19.
Conforme informou Danieli Garcia, coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde e Epidemiológica de Aquidauana, para O Pantaneiro, todo o serviço de saúde está de adaptando para a prevenção da doença.
“Diante da ameaça do coronavírus em Aquidauana, foi criado um fluxograma de atendimento aos pacientes, esse fluxograma já foi implantado em 90% dos serviços de saúde no município para preparar os profissionais de saúde na identificação da infecção por COVID-19 e no atendimento adequado”, explicou Danieli.
A coordenadora de vigilância epidemiológica destaca que mudança de hábitos da população e atenção aos sintomas também é decisivo nesse momento de alerta de pandemia. “A população também deve estar preparada para a possível chegada da doença e poder se proteger conhecendo os meios de transmissão e sinais e sintomas”.
Na próxima semana, a partir de segunda-feira (16), a Secretaria está preparando materiais impressos para distribuir em locais com grande fluxo de pessoas. Esse material é educativo, para informar a população sobre o que é o COVID-19, sintomas e formas de prevenção. “Precisamos atingir o maior número de pessoas informadas”, conclui Danieli.
Vacinação
A vacinação contra a gripe comum começa no dia 23, em que o primeiro grupos a ser atendido são os profissionais de saúde e idosos. Dia 16 de abril começa a fase de imunização para professores, profissionais de salvamento e segurança e portadores de doenças crônicas.
Por fim, no dia 9, o atendimento é para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, indígenas e portadores de condições especiais.
Coronavírus
Só em Mato Grosso do Sul, já são dez casos sendo investigados com possível contaminação do vírus. Entre as pessoas em quarentena está o senador Nelsinho Trad (PSD), que estava na comitiva que viajou para os Estados Unidos na semana passada.
Polícia
Conhecido por várias passagens, homem furtou vítima a ameaçando com uma faca
Polícia
Animal havia desaparecido pela manhã e foi localizado sem vida
Voltar ao topo