29 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Coronavírus

Começa distribuição dos testes rápidos de coronavírus para todas as cidades de MS

Resultados saem praticamente na mesma hora

7 ABR 2020 - 14h09min
Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul iniciará a distribuição de testes rápidos de coronavírus  – recebidos pelo Ministério da Saúde – em todos os municípios do Estado. Por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado enviará 6 mil unidades do teste que identifica casos da doença no Estado. Além disso, as barreiras sanitárias também receberão um volume de testes.

Segundo o secretário Geraldo Resende, o acesso ao teste rápido proporcionará agilidade na constatação dos casos de coronavírus. “Analisamos o panorama geral com a nossa equipe técnica e adotamos o critério populacional para definir a quantidade enviada para cada localidade, lembrando que os testes devem ser aplicados por profissionais de saúde e agentes de segurança pública”.

Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos. Para garantir uma distribuição mais eficiente, os municípios que são sedes de microrregião e os municípios que são sedes de macrorregião irão receber quantidades maiores.

A SES aguarda a liberação dos lotes por parte do Ministério da Saúde para iniciar a distribuição conforme relação já feita. A secretaria também realizou a compra de dez mil unidades de testes rápidos. O processo ainda está em andamento.

Os testes rápidos adquiridos pelo Ministério da Saúde tiveram registro aprovado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e avaliado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). São testes que identificam os anticorpos (IgM e IgM), marcadores de infecção recente ou tardia, respectivamente.

São usados para a vigilância na triagem. Não precisa de máquina, mas é preciso de equipamento de proteção individual, lanceta para punção digital, profissional de nível superior treinado na realização e de médico para interpretação do teste com informações clínicas e epidemiológicas, segundo instruções de uso do fabricante. Não deve ser usado por pessoas sem preparação técnica.

Os testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS) são de biologia molecular RT-PCR em tempo real que permite a identificação do vírus em amostras coletadas através de swab. Este teste é o padrão ouro recomendado pelo Ministério da Saúde para diagnóstico da doença. 

 

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em ultrapassagem, motorista perde controle e bate em guard rail

2
Aquidauana

Missa de 7º dia de Mayara será hoje em Aquidauana

3
Anastácio

Colisão entre duas carretas na BR-262 deixa uma pessoa ferida

4
Dois Irmãos do Buriti

Caminhão bate em viatura perto de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Itajú Eco Hotel reinaugura em agosto com 3 dias de atrações

Previsão do Tempo

min10 max20

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min10 max20

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Farmácias e Drogarias

Drogão da Sete

Rua Sete de Setembro, 860 - Centro Aquidauana/MS 673241-6199 https://www.facebook.com/rededrogaoda7
Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo