Quando Danielle Rose, 28 anos, estava grávida do primeiro filho, um belo dia olhou no espelho e levou um susto. A testa e as bochechas estavam cobertas por manchas escuras. "Achei que era uma doença de pele e corri pro médico", lembra. O alívio veio quando ele explicou que se tratava de algo normal e muito comum em gestantes: os cloasmas. Manchas de tom marrom, surgem em 70% das grávidas, por passarem por uma modificação hormonal. Mais precisamente, pelo aumento do hormônio melano estimulante (MSH). Portanto não se assuste caso note escurecimento no rosto, braços, aréola mamária, pele genital e da linea alba (aquela no meio do abdome), que passa a ser chamada de linea nigra.
Chatinhas, mas inofensivas, as manchas tendem a surgir mais em pessoas de pele morena, e podem se agravar com a exposição freqüente e sem proteção ao sol. Portanto não economize no protetor solar! No caso de Danielle apenas a prevenção resolveu, não foi necessário tratamento para clarear, "com 40 semanas de gravidez não tinha mais manchas", diz.
Se a mulher já possui as manchas antes da gravidez, deve ter cuidado redobrado com a proteção, pois elas podem piorar, e muito, durante a gestação.
Prevenção e tratamento
- Lavar o rosto com sabonete neutro adequado ao seu tipo de pele
- Usar, diariamente, protetor solar com fator UVB e UVA, de no mínimo 30
- Produtos seguros que ajudam a clarear a pele: ácido kójico biowhite, acqua licorice e vitamina C.
- Usar chapéu é uma boa idéia; além de proteger te deixará elegante
Truques de disfarce
A maquiagem, além de disfarçar, funciona com uma barreira física à penetração do UV. Existem no mercado ótimos produtos disponíveis que têm proteção solar e cor de base, como Heliocare 50 compact, Isdin 65 Color, Avene 50+ color.
A Adcos e a Dermage também tem bons protetores com cor, além das maquiagens médicas corretivas, como a Dermablend, da Vichy com proteção 30, e a Courvance, da Avene, que tem longa duração, resistência à água e cobrem ainda melhor as manchas e irregularidades da pele.
Saúde
Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade
Clima
A formação de áreas de baixa pressão atmosférica deve favorecer esta instabilidade em todo Estado
Voltar ao topo