Contraste: jogadores e torcida do Cruzeiro fazem festa, e Lodeiro é a imagem da decepção / Cristiane Mattos / Agência Estado
CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 (22ª RODADA)
Cruzeiro 3 x 0 Botafogo (*foto)
Se tivesse um troféu dando sopa à beira do campo, a torcida do Cruzeiro iria levantar mesmo ainda faltando quase um turno inteiro para o fim do Campeonato Brasileiro, tamanha a empolgação. Com notoriedade, o time mostrou sua força no Mineirão ? onde está invicto ? e venceu a "final antecipada" contra o Botafogo no duelo dos melhores da competição. Com dois de Julio Baptista e um golaço de Nilton, a Raposa fez 3 a 0 sobre o Alvinegro, na noite desta quarta-feira, abriu sete pontos de vantagem na liderança do campeonato e, com 49, de quebra virou dono da melhor marca após 22 rodadas na era dos pontos corridos ? em 2007, o São Paulo tinha 47. O Bota parou nos 42 pontos, mas segue na vice-liderança.
Foi a oitava vitória seguida do Cruzeiro, feito só alcançado pela equipe no histórico ano de 2003, quando conquistou a Tríplice Coroa (estadual, Copa do Brasil e Brasileirão). Nilton, de chaleira, marcou seu sexto gol na competição e virou o artilheiro do time ao lado de Ricardo Goulart. Já Julio Baptista aplicou os golpes finais ao entrar no segundo tempo. Em 30 minutos, fez dois gols em duas finalizações, mas conteve a empolgação da torcida em relação ao título.
? Não (somos campeões), ainda tem muitos jogos. Acho que tem uma euforia da parte de todos, principalmente da torcida, mas sabemos das dificuldades que vão ser todos os jogos. É seguir nesse caminho que acho que temos muitas chances de sermos campeões.
O Botafogo, que impediu a jogada aérea da Raposa na maior parte do primeiro tempo, sentiu o golpe ao ver o placar aberto e viu suas esperanças despencarem após Seedorf perder a chance de empatar o jogo num pênalti cobrado para fora. Na saída de campo, o holandês reconheceu a falha num momento importante do duelo e pediu desculpas aos torcedores.
? A maneira como jogamos foi importante. Não conseguimos transformar nossas jogadas em gol. Eles sim. Meu pênalti foi um momento importante do jogo. Peço desculpas.
Na próxima rodada, o Cruzeiro visita o Corinthians, domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu. No mesmo dia e horário, o Botafogo recebe o Bahia no Maracanã.
Grêmio 1 x 1 Santos
Ambos saíram do banco, marcaram contra os ex-clubes e viraram protagonistas. Elano e William José entraram no segundo tempo e transformaram um jogo morno em emocionante. Enquanto o gremista abriu o placar, o santista balançou as redes no fim e quase fez o Peixe sair com a vitória. No final, o 1 a 1 acabou justo, mas com gosto de frustração para os donos da casa, que viram os visitantes comemorarem o ponto.
O empate é ruim para o Grêmio, já que afasta o time da busca pelo título, perdendo de vista os líderes Botafogo e Cruzeiro. Se mantém em terceiro, no G-4, pela nona rodada seguida. Agora, com 38 pontos. O Peixe vai a 29, em oitavo. Mas continua longe da zona da Libertadores e pode perder posições ao término da rodada.
Vasco 1 x 2 Vitória
Conhecido por sua torcida como o time da virada, o Vasco provou de seu veneno na noite desta quarta-feira. Com dois gols no segundo tempo, o Vitória fez 2 a 1 e levou os três pontos de São Januário, afundando ainda mais o rival em crise e, de quebra, deixando para trás o momento de desconfiança com o segundo triunfo consecutivo no returno do Campeonato Brasileiro. Os gols baianos foram de Alemão e Marquinhos, com André abrindo o placar.
O bom início mascarou o que viria a ser a atuação da equipe carioca, que perdeu o ímpeto e permitiu ao Rubro-Negro que acordasse em campo. O resultado reflete como cada um vai sair da 22ª rodada: enquanto o Leão pulou provisoriamente para o sétimo lugar, com 30 pontos, o Cruz-Maltino permanece em 17º, na zona de rebaixamento, com 24, com chance de ser ultrapassado pela Portuguesa nesta quinta-feira (joga contra o Náutico). A torcida vascaína não perdoou e protestou muito contra o time e o presidente Roberto Dinamite. O estádio recebeu 3.508 pagantes (5.624 presentes), para uma renda de R$ 85.560,00.
No domingo, o Vasco busca a reabilitação contra o Atlético-MG, às 18h30m, no Independência. Já o Vitória recebe o Grêmio no sábado, às 21h, no Barradão.
Criciúma 1 x 2 Fluminense
A passagem pelo Figueirense parece ter dado ao lateral-direito Bruno a noção certa de como deve atuar contra o Criciúma em Santa Catarina. Com dois gols do lateral-direito, que ainda não havia marcado na Série A, o Fluminense virou a partida desta quarta-feira no Heriberto Hülse e venceu por 2 a 1 - Lins marcou para o Tigre. Foi o segundo triunfo seguido do Tricolor, agora há cinco partidas sem perder. O resultado, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, elevou a pontuação carioca para 29 pontos, a cinco da zona de rebaixamento. O Criciúma estacionou nos 24, à beira do Z-4. Se a Portuguesa vencer o Náutico em casa, na quinta-feira, o Tigre fica entre os quatro últimos.
O time de Vanderlei Luxemburgo foi pressionado no primeiro tempo, parecia que não aumentaria o baixo aproveitamento de 23% como visitante, mas subiu de rendimento e conseguiu mudar o panorama no segundo.
O Fluminense volta a campo no próximo sábado, contra o Coritiba, às 18h30m (horário de Brasília), no Maracanã. O Criciúma vai a São Paulo pegar o Santos, na Vila Belmiro, domingo, 18h30m.
Coritiba 2 x 2 Goiás
O gol no início do jogo deixou o Coritiba esperançoso em voltar a vencer no Couto Pereira, mas o Goiás conseguiu a virada e quase saiu com a vitória não fosse o gol de Robinho no segundo tempo. O empate por 2 a 2 no Couto Pereira, na noite desta quarta-feira, foi péssimo para o Coxa e nem tão ruim para os goianos. Os times estão empatados com 30 pontos, em 8º e 9º, respectivamente.
A partida foi de muitas chances de gols dos dois lados. Do lado do Coritiba, foram três bolas na trave (Jânio, Alex e Gil) e uma para Goiás, com Renan Oliveira. O primeiro gol do Coritiba saiu logo aos seis minutos com Lincoln, mas o Goiás equilibrou com o empate de Roni ainda no primeiro tempo. Eduardo Sasha virou no segundo tempo e, no fim da partida, os donos da casa pressionaram, além de serem pressionados pelos torcedores, até chegarem ao empate com Robinho. O resultado irritou a torcida coxa-branca, que seguiu vaiando mesmo após o apito final.
Os dois times voltam a campo no fim de semana. No sábado, o Coritiba encara o Fluminense às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. Já o Goiás joga no domingo contra o São Paulo. A partida será às 16h no Serra Dourada.
São Paulo 1 x 0 Atlético-MG
A sorte que ajudou o campeão do Atlético-MG na histórica campanha na Taça Libertadores parece que mudou de estado e tenta afastar de vez o São Paulo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Eliminado de forma categórica do torneio sul-americano pelos mineiros, o Tricolor venceu nesta quarta-feira e chegou à terceira vitória seguida ao bater o Galo por 1 a 0, no Morumbi, diante de um adversário que estava entalado na garganta. Ronaldinho Gaúcho, destaque dos mineiros nos jogos na Libertadores, era muito vaiado pelos são-paulinos a cada vez que tentava uma jogada de efeito.
Com uma equipe dominando cada tempo, só uma grande falha ou uma jogada genial poderia mudar o placar. Muricy, em um retorno iluminado ao clube que o revelou como jogador e técnico (100% de aproveitamento, com três vitórias), viu Marcos Rocha e Victor se atrapalharem e Welliton marcar de cabeça. Cuca, que imaginava ter acabado com a fama de azarado, foi ao desespero quando o mesmo lateral perdeu um gol incrível e a chance de empatar ainda na primeira etapa.
O São Paulo, 18º durante a troca de treinador, agora já aparece em 13º lugar, com 27 pontos, e caminha para espantar o perigo da inédita queda para a Série B. O Atlético-MG não consegue aumentar a ótima sequência de dez partidas sem perder, sendo duas vitórias seguidas. Está uma posição acima dos paulistas, com 28.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Goiás, domingo, às 16h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O Atlético-MG recebe o Vasco, no mesmo dia, às 18h30m, no Independência, em Belo Horizonte.
Ponte Preta 2 x 0 Corinthians
Acabou o jejum da Ponte Preta no Campeonato Brasileiro. E em grande estilo. Superior durante a maior parte do jogo, o time de Campinas venceu o Corinthians por 2 a 0, no estádio Moisés Lucarelli. A vitória não alivia tanto a complicada situação da Macaca, mas aumenta consideravelmente a pressão no Timão.
Há cinco jogos sem vencer, a equipe do técnico Tite não consegue se encontrar em campo. Desorganizado e muitas vezes apático, o Corinthians vive um momento que parecia surreal diante de tantas conquistas recentes. A torcida cobra, Tite cai em desconfiança e os jogadores não se entendem taticamente. O time é sétimo, com 30.
Do lado da Ponte Preta, a vitória ainda não foi suficiente para tirar o time da zona do rebaixamento. A incômoda penúltima colocação assombra a Macaca. Mas o triunfo sobre o time de Parque São Jorge encerra um jejum que já durava oito partidas e dá uma injeção de ânimo na árdua luta contra o descenso.
Ponte Preta e Corinthians têm duros desafios na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe de Campinas visita o Atlético-PR, domingo, em Curitiba, às 18h30. No mesmo dia, só que às 16h, no Pacaembu, o Timão recebe o Cruzeiro, líder isolado da competição.
COPA SUL-AMERICANA 2013 (OITAVAS DE FINAL - JOGOS DE IDA)
Lanús-ARG 4 x 0 Universidad de Chile
La Equidad-COL 1 x 2 Vélez Sarsfield-ARG
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2013 (PRIMEIRA FASE - 14ª RODADA)
Rio Branco-AC 1 x 0 Luverdense