Companheiros comemoram com Victor o pênalti defendido que garantiu o Galo nas semifinais / Reuters
Taça Libertadores da América 2013 (Quartas de final - jogos de volta)
Atlético-MG 1 x 1 Tijuana-MEX (Ida: 2 x 2)
A torcida do Atlético-MG prometeu e cumpriu. Nesta quinta-feira, o que não faltou foi apoio. Nas cadeiras do Independência, milhares de vozes empurraram o Galo às semifinais da Taça Libertadores. Mas não foi fácil. O time mineiro sofreu muito e, com requintes de crueldade, deixou os alvinegros com o coração na boca. Victor fez milagres durante a partida, mas foi aos 48 minutos do segundo tempo que o goleiro ganhou status de herói: defendeu pênalti cobrado por Riascos, garantindo o empate em 1 a 1 com o Tijuana e a classificação.
Com o empate em 2 a 2 no jogo de ida, no México, o Galo avançou por ter feito um gol a mais na casa do adversário. No Independência, Riascos, o mesmo que jogou fora a vaga do Tijuana, abriu o placar, e Réver empatou para os donos da casa - o zagueiro acabou expulso por reclamação após a defesa salvadora de Victor.
O adversário alvinegro nas semifinais será o Newell's Old Boys, que num clássico argentino eliminou o Boca Juniors em longa disputa de pênaltis na última quarta-feira (26 cobranças ao todo). A disputa por uma vaga na decisão acontece somente depois da Copa das Confederações. O jogo de ida está marcado para 3 de julho, no estádio El Coloso del Parque, em Rosário, na Argentina, e a volta será uma semana depois, dia 10, no Independência.
O Tijuana se despede da Taça Libertadores com apenas uma derrota - 3 a 0 para o Corinthians, no Pacaembu, pela fase de grupos. E o bom retrospecto fez com que o time não se assustasse com o barulho no Indpendência, muito menos com as "máscaras da morte", fantasias usadas pelos atleticanos para materializar o bordão "Caiu no Horto, tá morto", cantado desde a reinauguração do estádio, em 2012. E o jogo foi dramático. Os mexicanos levaram muito perigo, criaram inúmeras chances, e em alguns momentos Victor teve de fazer verdadeiros milagres. Quando não deu para o goleiro, a trave salvou, como na cobrança de falta de Arce. Muito bem marcado, Ronaldinho Gaúcho se destacou apenas em lances de bolas paradas.
Com o gol marcado diante do Tijuana, Réver se igualou a Luizinho, o craque que brilhou no Galo nos anos 1980, como o zagueiro que mais fez gols na história do Atlético-MG. Foi o 21º dele com a camisa alvinegra. Somente na atual temporada, foram sete: cinco pelo Campeonato Mineiro, dois pela Libertadores. Após o gol, o capitão comemorou com a bola dentro da camisa, simulando uma gravidez, já que a mulher espera o segundo filho do casal.
O Atlético-MG acumula agora 35 jogos seguidos sem perder no Independência. Neste período, foram 27 vitórias e oito empates. Além disso, já são 49 partidas sem perder como mandante, seja no estádio do Horto, no Mineirão ou na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Antes das semifinais da competição sul-americana, o Galo volta as atenções para o Brasileirão. O time enfrenta o São Paulo neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Independência, pela terceira rodada do campeonato.
Campeonato Brasileiro 2013 (2ª rodada)
Internacional 2 x 0 Criciúma
Durante toda a semana, o Inter prometeu entrar atento desde o primeiro minuto para deixar de lado a impressão ruim do apagão inicial apresentado contra o Vitória na estreia pelo Brasileirão. E os comandados de Dunga cumpriram à risca. Se na Bahia em 11 minutos os gaúchos haviam levado dois gols, desta vez, em 16 minutos de partida, os colorados construíram o resultado na vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma na fria noite desta quinta-feira em Caxias do Sul (os termômetros apontavam 9°C).
Os mandantes abriram o placar aos 13 minutos da primeira etapa. Fred fez jogada pela esquerda e tentou o arremate. A bola bateu na zaga e sobrou para Willians, que mandou para as redes. O Inter seguiu no ataque e, três minutos depois, ampliou com Rodrigo Moledo, que apenas escorou cruzamento de D?Alessandro.
Com o resultado, o Inter chegou aos quatro pontos, na quarta colocação. Já o Criciúma segue com três, e ocupa o nono lugar na tabela.
Na próxima rodada, o Colorado recebe o Bahia no Centenário. A partida será disputada neste domingo, às 18h30h. Os catarinenses, no mesmo horário, pegam o Fluminense no Moacyrzão, em Macaé.