CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 (26ª RODADA)
Botafogo 0 x 1 Grêmio (*foto)
Um jogo tenso, disputado, com direito a expulsão, golaço, vaias ao astro Seedorf e susto no fim com o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, que passou mal com dores no peito e teve de ser transferido para um hospital. O Botafogo x Grêmio deste sábado, no Maracanã, com renda de R$ 356.995,00, com 10.959 pagantes e 14.418 presentes, não teve como maior virtude a beleza. Mas, pelo intenso suor, parecia disputa pela liderança do Brasileiro, e não pelo segundo lugar, em poder da equipe gaúcha. Começando a partida a 11 pontos do líder Cruzeiro, foi justamente o Tricolor o vitorioso na abertura da 26ª rodada. Não importa se no segundo tempo os bicos para a frente soavam como um mantra e o gramado já dava sinais de desgaste. Com um a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo - Kleber, mais uma vez ele, foi para o chuveiro mais cedo -, sobraram ao time de Renato Gaúcho garra, disciplina tática e conjunto, com a defesa dando poucos espaços e um show de eficiência nas bolas aéreas.
A vitória com a marca da equipe gaúcha e o belo gol de Alex Telles, aos 37 minutos da primeira etapa, fizeram o Grêmio abrir mais a frente pelo segundo lugar na tabela, com 48 pontos, e mostrar que segue na competição à espera de tropeços do líder, por enquanto com oito pontos à frente. Pior para o Botafogo, há seis rodadas sem obter triunfo, estacionado nos 43. Sem recuperar o futebol que chegou a deixá-lo na liderança, o Alvinegro perde fôlego, principalmente o astro Seedorf. Com mais sinais de cansaço devido à maratona de jogos, o astro holandês foi vaiado no fim da partida. A torcida, revoltada, também pedia raça e gritava "Ô, ô, ô, atrasa o salário". Na próxima rodada, a equipe vai à Arena Pernambuco encarar o lanterna Náutico, na quarta-feira, com pressão maior pelos três pontos. Na saída do campo, Seedorf não escondeu a insatisfação com as vaias.
- As vaias são um grande pecado. Não afetam a mim, afetam o time. Hoje foi muito particular, todo mundo viu. Mas a gente vai ficar unido e lutar até o final. Faz parte do futebol. O Grêmio é um grande time. A gente paga caro por poucos erros que comete no jogo. Mas estou com muita vontade de virar essa situação.
O Tricolor Gaúcho, que teve ao fim da partida os jogadores comemorando efusivamente os três pontos perto da pequena torcida gremista presente ao Maracanã, terá um encontro aparentemente mais fácil: receberá o Criciúma, no mesmo dia, na Arena do Grêmio. O zagueiro Werley, um dos destaques da equipe, deu o tom da expectativa quanto ao desfecho da rodada no domingo, quando a "missão" é secar a Raposa contra o lanterna Náutico na Arena Pernambuco.
- Fizemos a nossa parte. Estamos de parabéns. Vamos esperar o Cruzeiro tropeçar.
São Paulo 3 x 2 Vitória
Com dois gols do zagueiro Antônio Carlos, o São Paulo superou o Vitória por 3 a 2, na noite deste sábado, no Morumbi, interrompeu uma sequência de três derrotas seguidas, saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e deixou o Vasco no sufoco. O Tricolor subiu para o 16º lugar, com 30 pontos. O time carioca, com 28, está em 17º lugar e precisa vencer o Flamengo neste domingo para deixar novamente o Z-4. O Leão, que não perdia havia sete partidas, estaciona nos 37 pontos, em sexto. Luis Fabiano marcou o outro gol são-paulino. Juan e Dinei fizeram para o time baiano.
No duelo que marcou o encontro de Ney Franco com seu ex-clube, o destaque da partida foi o zagueiro Antônio Carlos, autor de dois gol e bons desarmes na defesa tricolor. A irritação de Rogério Ceni na saída para o intervalo e o azar são-paulino no lance do segundo gol do Vitória também marcaram a quarta vitória de Muricy Ramalho em seu retorno ao clube do Morumbi.
Na próxima quarta-feira, sem Ceni, suspenso, o São Paulo volta a campo contra o Cruzeiro, às 21h50m, no Mineirão. No mesmo dia, mas às 21h, o Vitória faz o clássico Ba-Vi contra o Bahia, na Fonte Nova.
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B 2013 (27ª RODADA)
ABC 3 x 2 Palmeiras
Foram 35 minutos de atraso. Por pouco, o jogo entre ABC e Palmeiras, neste sábado à tarde, no estádio Frasqueirão, em Natal, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, não foi realizado. A superlotação do estádio provocou tumulto (oficialmente, foram 15.636 pagantes). Pessoas pularam o alambrado e se atiraram no gramado para não serem esmagadas. Muita gente ficou trancada do lado de fora com ingresso na mão. Passada a confusão, afastado o risco de tragédia, a bola rolou, e o time potiguar levou a melhor: venceu por 3 a 2 um jogo muito movimentado principalmente no primeiro tempo. Gilmar, Rodrigo Silva e Lino marcaram para o ABC; Alan Kardec e Vilson fizeram para o Palmeiras.
Com o resultado, a ABC foi a 29 pontos e deixou a zona de rebaixamento: subiu para a 15ª posição. O Palmeiras, que sofreu com seus desfalques, permanece com 59 pontos, tranquilo na liderança, mas pedeu uma invencibilidade que durava nove partidas. Gilson Kleina não pôde contar com jogadores importantes como Leandro, Henrique, Valdivia, Vinicius, Bruno e Luis Felipe. No final, o Verdão armou uma blitz, chegou a ter uma falta em dois lances dentro da área, mas não conseguiu evitar a derrota.
*Demais resultados da Série B
Chapecoense 2 x 1 Joinville
Figueirense 1 x 1 Atlético-GO
ASA 2 x 3 Ceará
São Caetano 3 x 1 Paysandu
Bragantino 0 x 1 América-MG
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2013 (PRIMEIRA FASE - 17ª RODADA)
Madureira 1 x 1 Betim
Crac 0 x 0 Duque de Caxias
Vila Nova 1 x 0 Guarani
Mogi Mirim 1 x 2 Macaé
Caxias 1 x 1 Barueri