Thiago comemora o primeiro gol do Peixe, e goleiro Ricardo Berna lamenta / Otávio de Souza/Agif/Agência Estado
CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 (30ª RODADA)
Náutico 1 x 5 Santos (*foto)
Tudo bem que o Náutico é o lanterna do Brasileirão e tem tudo para ser rebaixado. Mas nem o santista mais otimista esperava tanta facilidade na goleada que o Santos aplicou por 5 a 1 na noite deste sábado, na Arena Pernambuco. Só o primeiro tempo já terminou 4 a 0 para o time paulista, que mantém vivo o sonho do G-4.
O resultado faz o Santos dormir na sexta colocação, com 43 pontos, seis a menos que o quarto colocado, o Botafogo, que joga neste domingo contra o Vasco. O Timbu, na última colocação, tem 17 e apenas espera o dia em que terá confirmado o seu rebaixamento.
O Alvinegro, que encontrou mais dificuldade quando as equipes duelaram na Vila Belmiro, onde empataram por 1 a 1, agora tem a semana livre para pensar no clássico contra o Corinthians, domingo, na Fonte Luminosa, em Araraquara. No mesmo dia, o time do técnico Marcelo Martelotte voltará a jogar em casa, contra o Goiás.
Fluminense 1 x 1 Ponte Preta
Com um jejum de cinco partidas sem vencer, o Fluminense precisava dos três pontos no Maracanã para se afastar da zona da degola. A Ponte, que neste Brasileirão não conseguia duas vitórias seguidas, queria um triunfo para reagir na tabela em que já ocupa o Z-4. Nenhum dos dois times quebrou a sina. A partida, de fraco nível técnico, que abriu a 30ª rodada, terminou com um empate por 1 a 1 preocupante para os dois treinadores e as duas torcidas. A tricolor nem compareceu em peso ao estádio: foram 14.899 pagantes (20.791 presentes), que proporcionaram a renda de R$ 249.620,00.
As vaias no fim da partida foram o termômetro da insatisfação com um jogo que, apesar dos muitos erros, ao menos teve gols no segundo tempo. Rafael Ratão, num chute da entrada da área que contou com a sorte - a bola bateu na trave e nas costas do goleiro Diego Cavalieri antes de entrar -, abriu o placar para a Ponte, e Diego Sacoman, contra, igualou para o Flu, num resultado ruim para as duas equipes e que deixou cada vez mais expostas as suas limitações. O Flu, cheio de desfalques - o de Rafael Sobis, muito sentido -, tem poucas peças de reposição. A Ponte, também com elenco fraco, apresenta dificuldade de reagir e sair da penúltima posição.
Agora com 36 pontos, o Flu, em 14º e há seis jogos sem vitória, não consegue sair da cola do Z-4. A Ponte, com 30, segue com o grave problema de não ganhar duas partidas seguidas e se mantém na penúltima posição. Na 31ª rodada, o Tricolor receberá o Vitória, domingo, no Maracanã, e a Macaca terá como visitante o Vasco no mesmo dia, no Moisés Lucarelli.
Corinthians 1 x 0 Criciúma
Foi um golzinho só. De cabeça. Em lance de bola parada. Mas muito valioso para quem não marcava nada havia quatro rodadas e já via o fantasma do rebaixamento se aproximando. Com um gol de Alexandre Pato, o Corinthians venceu o Criciúma em Itu, na noite deste sábado, e abriu oito pontos da zona da degola, encabeçada pelo próprio time catarinense.
A vitória se deu com a mudança de postura tão cobrada por torcedores e até pelos dirigentes. O Corinthians foi mais brioso do que o normal. Lutou desde o início. Foi incisivo. E chutou a gol. Parece simples, mandamento básico de escolinha de futebol. Mas quem não chuta não marca. E o Corinthians não vinha chutando. Contra o Atlético-PR, por exemplo, foram só cinco finalizações. Diante do Atlético-MG, seis. Mas ante o Criciúma, 13 finalizações só no primeiro tempo - 18 no total. Com tanto volume, lógico que a bola iria entrar.
Azar do Criciúma. O time do técnico Argel se propôs a apenas se defender durante todo o primeiro tempo. Quando saiu para o jogo, após o gol de Pato, até criou chances, mas não conseguiu o empate e terminará mais uma rodada na zona do rebaixamento - já são oito consecutivas.
A grande baixa para o Corinthians foi a lesão de Cássio. O goleiro não esteve numa noite feliz. Depois de passar mal durante o aquecimento, sentiu dores no joelho direito num lance de reposição de bola. Foi substituído por Walter ainda aos 20 minutos do primeiro tempo e já foi vetado pelos médicos para o jogo de quarta-feira contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Pelo Brasileirão, o Corinthians faz o clássico contra o Santos no próximo domingo, em Araraquara. No sábado, o Criciúma encara o líder Cruzeiro, no Mineirão.
O jogo deste sábado foi em Itu por conta de uma punição do STJD ao Corinthians pela briga de torcedores em partida contra o Vasco, em Brasília. O público foi de 14.788 pagantes, com renda de R$ 382.295,00.
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B 2013 (31ª RODADA)
Bragantino 0 x 2 Palmeiras
Atenção, torcedor palmeirense: falta pouco. Anote data e hora para a festa: próximo sábado, às 16h20m, no Pacaembu, contra o São Caetano. Se vencer, o Verdão confirma o tão esperado retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Depois da vitória do mesmo Azulão sobre o Icasa, também neste sábado, por 2 a 1, o Palmeiras só depende de si na rodada seguinte. A Série A é logo ali!
Neste sábado, em Bragança Paulista, o Alviverde tomou sufoco depois que ficou com um a menos (Leandro foi expulso), mas bateu o Bragantino por 2 a 0, com gols de Alan Kardec e Wesley. A vitória manteve o time na liderança, com 68 pontos, enquanto o Bragantino estaciona nos 39.
Depois de dominar completamente o primeiro tempo no estádio Nabi Abi Chedid, tomado por palmeirenses, o Verdão de Alan Kardec, o melhor em campo, sofreu por conta de um lance infantil de Leandro. O atacante, que já tinha amarelo, tentou revidar falta de Robertinho, recebeu o segundo cartão e foi corretamente expulso.
A partir daí, o Bragantino do técnico Marcelo Veiga cresceu, foi para cima e por muito pouco não chegou ao empate na etapa final. Um gol de Wesley, aos 47, levou alívio aos palmeirenses, e desânimo aos donos da casa, que se encontra a 11 pontos do G-4 e a nove da zona do rebaixamento.
*Demais resultados da Série B
Chapecoense 0 x 0 Sport
Figueirense 0 x 1 Joinville
ABC 2 x 4 Guaratinguetá
São Caetano 2 x 1 Icasa
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2013 (QUARTAS DE FINAL - JOGOS DE IDA)
Caxias 1 x 2 Luverdense
Sampaio Corrêa 5 x 3 Macaé
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2013 (SEMIFINAL - JOGO DE VOLTA)
Tupi-MG 1 x 0 Juventude (jogo de ida - Juventude 4 x 0 Tupi-MG)
*O Juventude enfrenta o Botafogo-PB na final.