24 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Conselho federal aponta necessidades emergenciais dos indígenas de MS

16 SET 2016 - 08h00min
Chloé Pinheiro - Campo Grande News
Água, segurança, comida e educação. Para os guarani-kaiowá, esses itens são emergenciais e devem ser fornecidos pelo poder público. Foi essa a conclusão do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), órgão vinculado à Presidência da República, depois de viajar entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro entre as comunidades indígenas da região. 
 
As impressões do Consea foram divulgadas após reunião plenária feita na última quarta-feira (14), em Brasília, para discutir os achados da viagem. A missão atestou que a etnia vive uma "situação calamitosa e diversas violações do direito humano à alimentação adequada, inclusive de crianças e idosos?. 
 
Em entrevista para a Agência Brasil, a presidente do Consea no Mato Grosso do Sul e integrante da comitiva, Vânia de Sousa Almeida, afirmou que o grupo vivenciou miséria, fome, pobreza ao extremo. "Do ponto de vista nutricional, existem nitidamente quadros de desnutrição. Há bebês com baixo peso ao nascer, muitos idosos debilitados?.
 
A vulnerabilidade, segundo o grupo que viajou pela região, se dá porque os indígenas não têm suas terras demarcadas e, por isso, vivem situação de conflito e instabilidade, uma vez que não podem participar de uma série de políticas públicas, como o acesso à saúde. 
 
Além disso, sem terra, os indígenas não estão autorizados a plantar seus próprios alimentos, uma das justificativas para a desnutrição infantil. 
 
Para tentar sanar esses males, tão antigos e polêmicos na região, o Consea elaborou uma lista de recomendações. Como medida mais urgente, o órgão indicou que o Governo Estadual distribua cestas básicas nas áreas de conflito e retomada, além de intensificar a segurança e o direito de ir e vir dos guarani-kaiowá. 
 
O Conselho também elogiou o trabalho Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) do Governo de MS, que já distribui alimentação com o programa Vale Renda. 
 
O grupo ainda escreveu recomendações para outros e órgãos e instituições federais, como o Ministério da Justiça e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Supremo Tribunal Federal e CNJ (Conselho Nacional de Justiça). 
 
Nos itens solicitados, estão também o acesso aos alimentos e aos programas sociais, acesso à água, documentação e o avanço nas decisões sobre demarcação e homologação das terras. 

Delivery Amorim_11
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Sem mexer as pernas, Manoel do Bar da Praça pede "por orações"

2
Entretenimento

Dira Paes aprende passos de "Mercedita" e já ganha "título" de MS

3
Bodoquena

No município de Bodoquena, até chuva forte de granizo já "aterrissou" em MS

4
Entretenimento

Jovem cria pintinho de estimação e internet "explode" em fofura

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max33

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Imobiliárias

Piazer Corretor de Imóveis

Rua Estevão Alves Corrêa, 1326 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2320
Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira

Bichara Salamene, 47 Aquidauana/MS 67 999359420 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo