X

Consumir alimentos processados pode aumentar o risco de depressão, diz estudo

Um estudo britânico sugere que uma dieta rica em alimentos processados, pode aumentar o risco de depressão.Os autores do estudo obtiveram informações alimentares de 3.486 funcionários públicos ingleses (26,2% eram mulheres, com idade média de 55,6 anos).Cinco anos depois da coleta dos dados alimentares, a presença de sintomas depressivos foi pesquisada através da escala do CES-D ( Center for Epidemiologic Studies Depression).


Os pesquisadores dividiram os participantes do estudo dois grupos, de acordo com a dieta adotada: os que ingeriam uma dieta principalmente baseada em alimentos integrais como frutas, legumes e peixe, e aqueles que ingeriam uma dieta rica em alimentos processados como sobremesas, alimentos fritos, carne processada, grãos refinados e produtos com alto teor de gordura.


Após a contabilização de fatores como sexo, idade, escolaridade, atividade física, tabagismo e a presença de doenças crônicas, os investigadores encontraram uma diferença significativa no risco de depressão futura, de acordo com a dieta adotada.


Os indivíduos que adotaram uma dieta rica em alimentos processados, apresentavam um risco relativo 58% maior de depressão, comparativamente aos que comeram pouco esse tipo de alimento.


Embora os investigadores não descartem a possibilidade de que pessoas com depressão possam ter uma dieta menos saudável, eles acreditam que seja improvável que este fato explique os seus achados, porque não houve associação com dieta e o diagnóstico prévio de depressão. / matéria publicada no Portal UOL

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

PRF lança operação nacional para reforçar segurança nas rodovias

Diretor do órgão quer autorização para contratar aprovados em concurso

Saúde

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024

Aumento representa um quadro preocupante de saúde pública

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo