08 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Região

Coronavírus e alta do dólar fazem Turismo de MS voltar os olhos para a vizinhança

9 MAR 2020 - 06h43min
Assessoria

A alta do dólar e a preocupação com o novo coronavírus favorecem o turismo doméstico e a Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) já planeja intensificar as campanhas para o mercado interno e também para os países vizinhos.

A IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) estima que a epidemia do Covid-19 pode causar perdas de US$ 27,8 bilhões para as companhias aéreas em todo o mundo.

E a maior feira mundial de turismo, que estava prevista para acontecer na próxima quarta-feira (4.3), foi cancelada devido à proliferação do novo vírus. Representantes de cerca de 10 mil empresas de mais de 180 países participariam da Feira Internacional de Berlim.

“A tendência é de que quem ainda não comprou a passagem repense o destino. A alta do dólar contribui com o turismo dentro do Brasil e o coronavírus é desfavorável para quem planejava ir para a Europa”, avalia o presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling.

Dos visitantes que vêm a Mato Grosso do Sul, mais de 80% são brasileiros. Apesar do turismo de negócios ainda representar a maior fatia do mercado para Mato Grosso do Sul, é no ecoturismo, de contemplação e aventura, que está o grande potencial do Estado.

Com passeios incríveis no Pantanal e no complexo Bodoquena-Bonito, é possível fazer caminhadas e trilhas, safári fotográfico, passeios de barcos e a cavalo, mergulhos, flutuação, rapel e pesca esportiva, entre outros.

E é nesse mercado que a Fundtur aposta. Entre abril e maio, a fundação fará, pela primeira vez, uma campanha estimulando a quem mora ou nasceu em Mato Grosso do Sul a conhecer as belezas do Estado.

De acordo com o Boletim de Dados Turísticos mais recente, 40,7% dos turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Campo Grande vêm do estado de São Paulo. De acordo com o diretor-presidente da Fundtur-MS, a explicação está em fatores econômico e populacional.

São Paulo tem 45,5 milhões de habitantes, o que corresponde a 22% da população brasileira, e foi o que mais cresceu na economia no ano passado. Além disso, a proximidade com Mato Grosso do Sul favorece a chegada dos paulistas.

Estrangeiros

Mato Grosso do Sul também trabalha para continuar atraindo turistas de países de fora da Eurásia, em especial os das Américas do Sul e do Norte – que é de onde chegam a maior quantidade de estrangeiros, respectivamente, por via terrestre e aérea.

O Estado está na 9ª posição entre os que mais recebem visitantes por via terrestre. São mais de 91 mil por ano, de acordo com o Anuário Estatístico de Turismo 2019. A maioria deles, vizinhos, da Bolívia e do Paraguai. Mato Grosso do Sul tem 1.517 quilômetros de fronteira com os dois países.

“A tendência nossa é potencializar as campanhas na América do Sul e do Norte e também no mercado brasileiro, sempre exaltando a natureza, que é o nosso carro-chefe, incentivando o ecoturismo. Estamos de braços abertos para receber esse turismo que alia aventura com preservação ambiental”, resumiu Bruno Wendling.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Em Anastácio, motociclista é jogado pra fora da pista após pneu estourar

2
Aquidauana

Exemplo de garra, professora Nara luta contra o terceiro câncer em meio a pandemia sem perder a fé

3
Geral

Após serem jogados pra fora da pista, pai e filho recebem alta de hospital

4
Geral

Voo que vinha de São Paulo para Campo Grande não consegue pousar por conta do mau tempo

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min14 max26

Aquidauana

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
min14 max26

Anastácio

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,06m
Miranda
2,19m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Civil - Delegacia Regional - DRPA

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 8203
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Vila 40 (PSF - V. 40)

Rua B, 07 Vila 40 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 5713
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde da Santa Terezinha - Centro de Saúde Dr. Cláudio Fernando Estela

R. Carlos Ferreira Bandeira, s/nº Stª Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4027
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo