X

Criança Yanomami é suspeita de ter influenza A

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou hoje (5) que um menino indígena da etnia Yanomami pode ter contraído o vírus da influenza A (H1N1) - gripe suína, após viajar ao município de Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros de Manaus, no norte do Amazonas. A Funasa também informou outros dois registros da doença, confirmados laboratorialmente no final de dezembro, entre os indígenas da etnia. São dois adultos do sexo masculino, ambos de 28 anos, e também da mesma aldeia próxima a Santa Isabel. Eles já se recuperaram e estão bem.


A criança passou por exame laboratorial e aguarda o resultado da análise, previsto para ser apresentado na próxima sexta-feira (8). O garoto tem 10 anos de idade e pertencente a uma comunidade distante 100 quilômetros de Santa Isabel do Rio Negro.


No último domingo (3), o menino foi levado de helicóptero de volta para a sede do município de Santa Isabel do Rio Negro e internado em um hospital. Ele está medicado, passa bem e deverá ficar em observação por tempo indeterminado. Não há risco de morte.


A suspeita de que o vírus da influenza A (H1N1) - gripe suína possa estar circulando nessa região do Amazonas levou a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculada a Secretaria de Saúse do Amazonas, a determinar o deslocamento de uma equipe médica para Santa Isabel do Rio Negro. Conforme disse o diretor da FVS, Bernardino Albuquerque, à Agência Brasil, o objetivo da ação é identificar as dimensões do problema.


"Segundo a secretaria de Saúde do município não há nenhuma anormalidade, mas queremos prevenir e manter o combate contra essa doença", destacou.


O Amazonas tem 194 casos de gripe A confirmados. Além de Manaus, a FVS informou que houve transmissão da doença nos municípios de Tefé, Tabatinga e Manacapuru.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Prefeitos tiram dúvidas sobre emissão de certidão para aquisição de créditos

Encontro reuniu 120 gestores municipais

Saúde

Segurança e Cidadania vai a Paranhos para atender mais de 6 mil indígenas

Ação acontece no fim de semana

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo