28 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Defesa da Portuguesa tem o caminho para reverter queda

A uma semana do julgamento do recurso no STJD, clube paulista trabalha em estratégia que atribui a escalação irregular de Héverton aos equívocos da CBF

20 DEZ 2013 - 14h15min
Veja
Até mesmo quem torcia pela absolvição da Portuguesa no julgamento realizado no início da semana, no Rio de Janeiro, se desanimou ao ouvir a defesa do clube paulista no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O advogado João Zanforlin usou argumentos muito frágeis para tentar salvar o clube do rebaixamento - como o fato de a partida em que Héverton jogou de forma irregular não valer mais nada para o campeonato. Também disse que seu diretor jurídico não conseguiu conversar com o advogado que representou a agremiação no julgamento do atleta, um amadorismo que não poderia ser aceito como desculpa pelo tribunal. O regulamento da competição deixava claro, sem margem para dúvidas: se um atleta suspenso entrou em campo, o clube deve perder três pontos mais o que conquistou na partida. Mas a uma semana do julgamento do recurso, marcado para o dia 27, a situação da Portuguesa parece estar melhorando. Novas opções de argumentação apareceram. E, se conseguir costurar uma defesa melhor do que a apresentada por João Zanforlin na primeira sessão sobre o caso, a Portuguesa pode sonhar com a reversão do placar adverso no STJD (no primeiro julgamento, o clube foi condenado por 5 votos a 0).
 
A primeira arma da Portuguesa para tentar se salvar é uma falha do próprio sistema da CBF. O clube diz ter provas de que, no "BID das suspensões" - o sistema que registra as punições aos atletas inscritos no campeonato -, constava que o meia havia cumprido suspensão e estaria apto a atuar. Com base na informação, a entidade admitiu a falha e afirmou que há defasagem de atualização no sistema, o que deixou o clube paulista mais confiante em relação às suas chances no STJD. No caso de Héverton, a atualização aconteceu apenas na terça-feira, dois dias depois do jogo. Mesmo depois de ter admitido o erro, a CBF não eximiu a Portuguesa de culpa por ter escalado o meia Héverton de forma irregular. A entidade afirma que o sistema não é oficial e se baseia no artigo 57 do Regulamento Geral das Competições para se defender - o texto diz que "o controle da contagem do número de cartões amarelos e vermelhos é da exclusiva responsabilidade dos clubes, não cabendo à CBF nenhum tipo de obrigação ou responsabilidade, ainda que mantenha um sistema de contagem para o seu necessário controle administrativo", divulgou.
 
O "BID das suspensões" (semelhante ao Boletim Informativo Diário da CBF, que informa sobre os contratos dos atletas) foi implementado em setembro e informa aos clubes a situação dos jogadores para as próximas rodadas. De acordo com a Portuguesa, a situação de Gilberto, que foi julgado no mesmo dia de Héverton e liberado pelo STJD, foi alterada no boletim das suspensões antes da partida de "suspenso" para "cumpriu". Héverton também aparecia como liberado para jogar - ou seja, o boletim foi atualizado, mas a informação sobre o jogador suspenso não foi transmitida de forma correta. Outra linha de defesa que pode ajudar a Portuguesa foi defendida num artigo publicado pelo advogado Carlos Eduardo Ambiel. Ele lembra que o Estatuto do Torcedor obriga a publicação das decisões da Justiça Desportiva no site da entidade que controla a modalidade (no caso, a CBF). Se não forem publicadas, as penas podem ser anuladas. A decisão do STJD sobre Héverton foi divulgada no site da CBF, mas apenas no fim da tarde do dia 9, segunda-feira - o julgamento tinha ocorrido na sexta e o jogo, no domingo. O STJD puniu a Portuguesa com base no que diz o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que afirma que a punição vale a partir do julgamento. O Estatuto do Torcedor, porém, é uma lei federal - e, assim, deve prevalecer sobre o código. (*Com Estadão Conteúdo e agência Gazeta Press)
 

Veja também

Mais Lidas

1
Miranda

Irmãos conquistam fãs com vídeo caseiro cantando sertanejo

2
Aquidauana

Vídeo: Canoístas salvam turista à deriva em uma das corredeiras mais perigosas de MS

3
Bodoquena

Após quatro dias desaparecidos, homens são encontrados em Bodoquena

4
Bodoquena

Homens desaparecem após saírem de carvoaria na zona rural de Bodoquena

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Dia...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O BÚFALO"

Rosildo Barcellos

Quo Vadis?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Distribuidoras de Gás

Tele Gás 24h

Rua Oscar Trindade de Barros, 457 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2222
Empréstimos

Empéstimo Banco Matone

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3852 / 990
Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro,, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Ver Mais
Fale com a redação