24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Diabete e obesidade: Você sabe a diferença entre o índice glicêmico e a carga glicêmica?

27 JAN 2009 - 10h37min
Portal do Coração

O consumo excessivo de carboidratos (hidratos de carbono) relaciona-se como o desenvolvimento de obesidade, o diabete melito e as doenças cardiovasculares.

Atlântico Super Center - sexta filé - 24Set_09

A síndrome metabólica é a associação entre a obesidade central (acima da cintura), a elevação da pressão arterial e da glicemia (níveis de açúcar no sangue, podendo chegar até ao diabete melito), a  hiperinsulinemia (elevação no sangue do hormônio insulina, que permite a entrada do açúcar nas células) e as anormalidades das frações do colesterol.


Esse conglomerado de fatores de risco, associados à síndrome metabólica, favorece a aterosclerose - formação de placas de gordura na parede das artérias - e aumenta o risco de morte cardiovascular em cerca de 3 vezes.


O tempo  de digestão e absorção dos carboidratos (hidratos de carbono) pode ser bem variado e tem grande importância para o controle e a prevenção de tais doenças; por esse motivo, vem crescendo o interesse sobre a resposta glicêmica produzida após o consumo dos alimentos, ou seja, o impacto sobre a glicemia (níveis de açúcar no sangue).


A resposta glicêmica pode ser avaliada por dois índices - o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG). O IG é calculado a partir da glicemia encontrada no sangue em até duas horas após a ingestão de um determinado alimento, fonte de carboidrato; é um índice qualitativo.


A carga glicêmica (CG) relaciona a qualidade do carboidrato do alimento e a quantidade consumida desse alimento. A CG tem aplicação mais prática, podendo ser utilizada em prescrição de dietas e seleção dos diversos alimentos, pois pode indicar a resposta glicêmica que um determinado alimento ou dieta pode provocar.


Geralmente os alimentos com carboidratos não-disponíveis, como cereais integrais (aveia), feijão e outros grãos (como o grão de bico e as ervilhas), ricos em fibra alimentar, amido resistente e/ou frutas, proporcionam um aumento pequeno de glicose (baixos IG e CG) e de insulina na corrente sanguínea, mesmo após uma refeição rica em carboidratos. Esse tipo de carboidrato têm sido relacionado com a diminuição do apetite, e com níveis mais adequados de glicose, insulina e gorduras no sangue.


O mesmo processo não acontece com os carboidratos disponíveis - açúcares e amido - presentes nos doces, bolos, biscoitos, batatas, mandioca, refrigerantes e alguns tipos de pães, como os do tipo francês, de forma ou de batata (estes contém altos IG e CG). Informações dessa natureza, assim como das frações de carboidratos presentes nos alimentos, são mais uma ferramenta a ser utilizada na prevenção da obesidade, da hipertensão arterial, síndrome metabólica e do diabete melito.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista tem mal súbito e morre em rua da Santa Terezinha

2
Aquidauana

Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana

3
Geral

Inmet alerta: vendaval na região pantaneira e para outras 33 cidades de MS

4
Geral

Velório de Lilian Oliveira está sendo realizado nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Lanchonete e Garaparia Doce Mel

Rua Estevão Alves Corrêa, Barraca 62 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Distribuidoras de Gás

Liquigás - Lig Gás

Rua Oscar Trindade de Barros, s/n Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2323
Pousadas

Pousada das Amoras - Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco

Rod. MS 419, KM 95, Zona rural - CX Postal nº 39 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0134/ 3245 www.pousadadasamoras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo