X

Diagnóstico de câncer de próstata aumenta o risco imediato de suicídio e morte por causas cardiovasculares

Pesquisadores de Suécia e EUA conduziram o estudo

Receber o diagnóstico de câncer de próstata constitui um evento estressante que pode aumentar o risco de suicídio e morte cardiovascular, principalmente logo após o diagnóstico.

Pesquisadores de Suécia e EUA conduziram um estudo de coorte com 342.497 pacientes, diagnosticados com câncer de próstata entre janeiro de 1979 e dezembro de 2004. Durante o acompanhamento, 148 homens morreram por suicídio (taxa de mortalidade = 0,5/1.000 pessoas-anos) e 6.845 morreram por doenças cardiovasculares (taxa de mortalidade = 21,8/1.000 pessoas-anos).

Os pacientes com câncer de próstata tiveram risco aumentado de suicídio no primeiro ano, especialmente nos primeiros 3 meses, após o diagnóstico. A elevação no risco foi aparente na era pré-PSA (antígeno prostático específico) e peri-PSA, mas não ocorreu após o uso disseminado do PSA. O risco de morte cardiovascular foi levemente elevado no primeiro ano, com o maior risco no primeiro mês após o diagnóstico. O risco no primeiro mês foi estatisticamente significativo e maior entre aqueles com tumores metastáticos.

Estes dados indicam que o diagnóstico de câncer de próstata pode aumentar o risco imediato de suicídio e morte cardiovascular. / matéria publicada no Portal UOL

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Social

José agora sonha com carro adaptado para ter liberdade completa

José foi habilitado pelo CNH MS Social

Homenagem

CRAS II realiza ação alusiva ao mês da mulher

As mulheres do CRAS II participaram de uma oficina de maquiagem ministrada por esteticistas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo