27 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Diante de fronteira temática, aventureiros de Aquidauana chegam ao último país da expedição

Após almoço à beira do Lago Tititaca, aquidauanenses seguiram viagem para a Bolívia

11 DEZ 2013 - 16h25min
redação
Com a chegada da peça que faltava no Unimog, dias melhores se anunciavam na parte final da expedição de Jeep pela América do Sul. Os aquidauanenses Mac, Wilson, Rhobson e Leonel resolveram passar o dia em Arequipa, no Peru, localizada numa altitude de 2.400 metros, já se preparando para a viagem a Puno, onde ficariam a nada menos que 4.585 metros acima do nível do mar.
 
Enquanto o problema do Unimog foi resolvido, dois membros do grupo - Rhobson e Wilson - contraíram uma infecção intestinal. Como o prazo de permanência no Peru já estava chegando ao fim, eles não tiveram alternativa que não fosse seguir viagem. Entre Arequipa e Puno, os aventureiros foram percebendo uma grande mudança na paisagem. Quando viajaram de Camana para Arequipa, eles foram pelo deserto de Secura, que margeia o Peru de norte a sul, na costa do Pacífico.
 
Desta vez, eles continuaram pelo deserto, mas, ao invés de margearem o oceano, dirigiram rumo à região central do Peru. No trajeto até Puno, começa uma vegetação rasteira típica, com animais como vicunhas, lhamas e guanacos soltos no Parque. "No Peru, as regiões de vales, por serem mais baixas, são mais habitadas e também mais produtivas. É um país produtor de uva, hortaliças, bacia leiteira, entre outros", constata o fotógrafo Rhobson.
 
Em Puno, a grande atração foi o Lago Tititaca, situado a 3.821 metros acima do nível do mar. Além de ser o lago comercial mais navegável do planeta, é o segundo em extensão da América Latina, atrás apenas do Lago de Maracaibo, na Venezuela. As águas com aparência flutuante, caracterizadas por variações extremas de temperatura, e as ilhas ao redor, pontos turísticos de enorme apelo, foram um convite para que os aquidauanenses parassem para almoçar à beira do Lago Tititaca.
 
Próxima parada: Bolívia
 
Após o almoço, Mac, Wilson, Rhobson e Leonel partiram para as cidades "xarás" de Desaguadero, localizadas no Peru e na Bolívia, que é o último país da expedição. Segundo os aventureiros, essa foi a fronteira mais temática de toda a viagem, com diversas raças, culturas, transporte típico e comércio bem movimentado. Peruanos e bolivianos se misturam e proporcionam um verdadeiro "entra e sai" entre os dois países.

Ao contrário da aduana localizada na fronteira do Peru com o Equador, com posto único, bem-estruturada e mais facilidade na hora de adquirir informações, as aduanas do Peru e da Bolívia são separadas. "O que vimos era uma portinhola que se misturava com o comércio do Peru, sequer parecendo que se tratava de uma aduana. Na Bolívia, as condições da aduana já são bem melhores", diz Rhobson.
 
Já em território boliviano, os aventureiros resolveram as partes referentes à documentação pessoal e dos veículos. Como não encontraram um local para ficar, seguiram para La Paz, capital da Bolívia, bem agasalhados, pois o frio desta época do ano é grande. A julgar pelas temperaturas registradas em Aquidauana, eles terão que deixar os casacos e gorros por lá mesmo...
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: Morre Igor Paulino, estudante do IFMS de Aquidauana

2
Anastácio

Igor Paulino é velado na tarde desta segunda-feira em Anastácio

3
Policial

Homem vê ex com novo namorado e ameaça matar os dois em Aquidauana

4
Policial

Motociclistas arrastam pneus na frente de PM e são presos na Pantaneta

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cai...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UMA IMAGEM DE PRAZER"

Mariana Thomé

Saúde e segurança do empregado na pandemia: quais med...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Informática

Genius Escola de Formação Profissional

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4118
Ver Mais
Fale com a redação