25 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Dinossauros respiravam como pingüins, diz estudo

8 NOV 2007 - 11h37min
uol

Uma pesquisa da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu que dinossauros como o Velociraptor respiravam como o pingüim.


Segundo cientistas, estudos em fósseis demonstraram que estes dinossauros tinham o sistema respiratório mais eficiente entre todos os animais, que fornecia oxigênio a seus corpos e aumentava a sua velocidade quando corriam atrás das presas.


Os carnívoros bípedes tinham bolsas de ar, ventiladas por minúsculos ossos que moviam as costelas para cima e para baixo.


"O fato de encontrarmos estas estruturas em aves modernas e em seus ancestrais já extintos sugere que estes dinossauros corredores tinham um sistema respiratório eficiente e serve de apoio à teoria de que eles eram animais muito ativos, que poderiam correr relativamente rápido quando perseguiam suas presas", disse Jonathan Codd, cientista que chefiou a pesquisa.


"(Estas estruturas) fornecem um mecanismo para facilitar uma respiração semelhante a de aves em dinossauros que não eram semelhantes às aves, e isso ocorreu bem antes da evolução para o vôo", afirmou o cientista à BBC.


As informações, publicadas na revista especializada Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, poderão fornecer pistas de como os dinossauros evoluíram e como eles poderiam ter vivido.


Pulmão pequeno


Aves modernas têm um sistema respiratório muito especializado, constituído por um pulmão pequeno e rígido e nove bolsas de ar em volta.


O movimento do esterno e das costelas move o ar pelo sistema. Pequenas projeções ósseas que saem das costelas, em formato de garras, também têm um papel importante na respiração e na locomoção.


Os pequenos ossos funcionam como alavancas para mover as costelas e o esterno durante a respiração. Eles se adaptaram em diferentes tipos de aves para lidar com suas diferentes necessidades.


Os ossos são mais curtos em corredores como avestruzes, que não precisam de grandes músculos peitorais para o vôo. Têm tamanho intermediário em aves voadoras e são mais longos em aves mergulhadoras, como o pingüim.


Os cientistas de Manchester estudaram muitos fósseis de dinossauros e aves extintas como o Arqueopterix e compararam estes fósseis com esqueletos de aves modernas.


Eles encontraram estas pequenas projeções ósseas em formato de garras nas costelas de todos, dos ancestrais das aves, dos dinossauros e nas espécies modernas.


"Os dinossauros que estudamos a partir dos registros dos fósseis tinham longas projeções ósseas em formato de garra, saindo das costelas, parecidas com as das aves mergulhadoras", disse Jonathan Codd.


"Isto sugere que dinossauros precisavam e as aves mergulhadoras precisam destas projeções ósseas mais longas para ajudar na respiração", acrescentou.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Renomado cabeleireiro, Rafael Cintra vem a Aquidauana ensinar suas técnicas

2
Policial

Para se vingar da ex, homem manda vídeo íntimo do casal às filhas

3
Bodoquena

Harpia, maior águia do país é flagrada caçando macaco em atrativo de Bodoquena MS

4
Geral

Apesar da previsão marcar mais chuvas para a região, rio Aquidauana continua baixando

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Confecções

Art Modas

Ru Estevão Alves Corrêa, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6182
Ver Mais
Fale com a redação