25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Do desespero à depressão, muitos buscaram ajuda na praça

CAPS ficou pouco tempo no local, peça indispensável para acolher psicologicamente os que procuraram ajuda

19 SET 2015 - 13h47min
Giselli Figueiredo - da Redação

Nesta sexta-feira (18) durante todo o dia, jovens da Igreja Batista Central estiveram na Praça dos Estudantes em Aquidauana, engajados em uma ação de prevenção ao suicídio. Trazer para Aquidauana o ?Projeto Labirinto ? Suicídio precisamos ouvir sobre isso?, foi iniciativa da fotógrafa Raysa Lopes da Rocha, que resolveu fazer a diferença e encabeçou a campanha.
 
Segundo ela, do desespero à depressão, muitas pessoas foram até a praça querendo ser ouvidas, buscando ajuda. ?O que essas pessoas precisam é serem ouvidas, eu não sou profissional da saúde, mas a atenção que eu e meus amigos demos a essas pessoas com certeza fará a diferença na vida delas. Uma palavra de conforto, um conselho, um abraço, é isso que falta?, contou.
 
Como parte do projeto, foi montado um labirinto, intitulado de ?labirinto da vida, sempre há uma saída?, onde a pessoa podia entrar e de maneira lúdica foi mostrado sobre alternativas de superar esses males contemporâneos. Enfrentando um calor de quase 40ºC, os jovens também fizeram pedágio nos semáforos com cartazes e distribuição de panfletos.
 
Raysa disse que ficou animada com a procura, isso mostra que as pessoas buscaram ajuda, mas uma situação a deixou preocupada, já que um dos parceiros, o Centro de Atendimento Psicossocial ? CAPS ficou pouco tempo no local, peça indispensável para acolher psicologicamente os que procuraram ajuda.
 
?Foi frustrante, nós da Igreja Batista não somos especialistas, era importante o pessoal do CAPS ter permanecido na praça para atender, encaminhar para um profissional, esse era o objetivo da parceria?, frisou a fotógrafa. A reportagem do Site O Pantaneiro esteve presente durante toda a tarde no evento e constatou a ausência da equipe da Prefeitura. Nós tentamos contato com a Gerência Municipal de Saúde para saber o motivo da pouca permanência, mas ninguém atendeu as ligações.
 
Mesmo diante dos contratempos, a jovem disse que não vai desistir e continuará trabalhando para diminuir ou até mesmo zerar o número de ocorrências voltadas para o suicídio.
 
Conforme estatística da Polícia Civil, no período de 1º de janeiro de 2014 a 31 de julho de 2015, ou seja, um ano e meio, nos dois municípios foram registrados 22 casos, 19 consumados e 03 tentados, sendo que na grande maioria o instrumento utilizado foi corda ou semelhante, por enforcamento.
 
Nesta última semana, foram registrados 5 ocorrências de tentativas de suicídio na região. O mais preocupante é que todas as vítimas têm menos de 20 anos.

Central Pax_10

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Auto Posto

POSTO JC

Estevão Alves Correa, 901 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3426
Pesqueiros

Pesqueiro Panamá - Estrada da Margem Esquerda

, - Aquidauana/MS (67) 3686 1037
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo