27 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Documentos comprovam que não há investigação contra Sindicato de Agentes Penitenciários

4 FEV 2017 - 11h33min
Da Redação
Nesta sexta-feira (03), o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer boatos de que haveria uma investigação no Ministério Público Estadual sobre um suposto grupo criminoso que agia dentro do Sistema Penitenciário, o qual ele estaria envolvido.
 
A matéria que foi publicada no dia 30 de janeiro, pelo site Top Mídia News, afirmava que uma denuncia feita ao MPE estava sendo investigada e citava Santiago como um dos lideres do grupo. 
 
Após uma analise junto a assessoria jurídica do Sindicato com o MPE na 50 Promotoria de Justiça e a Procuradoria Geral de Justiça, foi constatado via documentos que não há nenhuma investigação envolvendo o nome de André Luiz Santiago. Documentos mostram ainda que a denúncia que foi feita de forma anônima, no inicio do ano de 2016 não possui base documental, além dos órgãos afirmarem que não tem atribuições para investigar. 
 
Durante a coletiva André, falou ainda sobre a suposta indicação de Ailton Stroppa para o cargo de diretor da Agência Estadual da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul, (Agepen). Por meio de documentos o sindicalista mostrou que o nome de Stroppa surgiu após inúmeras reuniões com o então Secretário de Justiça Silvio Cesar Maluf que foi decidido por uma lista tríplice, que possuía mais dois nomes de servidores de carreira da Agepen, a qual foi encaminhada para o aval e decisão do Governador Reinaldo Azambuja, que optou pelo nome do juiz em caráter transitório.
 
Vale ressaltar que a autonomia da Agepen é uma das principais demandas da categoria, que luta para que a direção da Instituição seja conduzida por um servidor que conhece o Sistema Penal. ?Em fevereiro de 2015, durante o primeiro mês de mandato desta gestão sindical, encaminhamos propostas emergenciais ao Secretário de Justiça. O documento trazia dez reivindicações, deliberadas em reunião com a categoria. Dentre elas, o Sinsap solicitou a contratação de 1700 servidores e a Autonomia da Agepen, que seria a nomeação de um servidor de carreira na autarquia, pois acreditamos que somente quem conhece a realidade do Sistema poderá trabalhar para melhorar o Sistema?, enfatiza André Luiz.
 
Na ocasião falou sobre a confusão que está sendo feita entre a denúncia anônima ao MPE e as operações deflagrada pelo Gaeco ?Girve? e ?Xadrez?. 
?Precisamos deixar claro que a denúncia feita ao MPE não tem nada haver com as operações deflagradas pelo Gaeco. E nenhum momento o meu nome foi citado nessas operações, em nenhum momento fui chamado para prestar quaisquer tipo de esclarecimento?, destaca.
 
Em relação ao andamento da operação o presidente fala ainda que é a favor de todo o tipo de investigação, que visa elucidar possíveis ilegalidades, desde de que os envolvidos tenham direito a defesa. ?O Sindicato é favorável a apuração dos fatos, porém, é preciso assegurar aos envolvidos o pleno direito de defesa, sobre pena de condenarmos antecipadamente?, conclui Santiago.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Atenção ciclistas: tem onça-parda rondando região da MS-450

2
Policial

Após perseguição, polícia prende ladrão de carnes

3
Geral

Novo concurso da Polícia Civil em MS tem salários a partir de R$ 4,5 mil

4
Miranda

Morre ex-prefeito de Miranda Ivan Paz Bossay

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo