17 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Doença de Chagas após o transplante cardíaco é tema do Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia

14 ABR 2008 - 10h23min
acontece

A Doença de Chagas é infecciosa e crônica, existe em quase todos os países da América Latina. Causado pelo Trypanossoma Cruzi é transmitida pelo inseto barbeiro. Pode atingir o coração, o esôfago e o intestino, porém os problemas cardíacos como a miocardiopatia, arritmias e insuficiência cardíaca são as mais comuns, provocando alto índice de mortalidade.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

O 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular discutirá esse problema em 19 de abril, sob apresentação do dr. Reginaldo Cipullo, médico cardiologista  do setor de transplante cardíaco e disfunção ventricular do Instituto Dante Pazzanese. Ele ministrará um painel que mostrará estudos e casos abordando o tema: Recidiva da doença de Chagas após o transplante cardíaco. Devemos nos preocupar com isto?


Segundo o especialista, o transplante cardíaco relacionado à doença de Chagas é uma alternativa que contribui para a sobrevida e para qualidade de vida dos pacientes transplantados. No Brasil cerca de 15% a 20% dos pacientes que fazem transplante sofrem da doença de Chagas.


"A sobrevida dos transplantados com a Doença de Chagas é igual a de qualquer outro, cerca de 10 anos. Apenas 20% vivem 20 anos. É uma causa comum de insuficiência cardíaca em nosso meio. Nos casos terminais o indicado é fazer o transplante do coração, porém, muitos não recebem este tratamento por problemas imunológicos, pulmonares e outras doenças", comenta o dr. Reginaldo.


Os transplantados com a cardiopatia chagásica podem ter as mesmas complicações dos demais, como a rejeição celular ou a infecção. No entanto, há a chance de apresentar a recidiva, reativação da doença no coração transplantado. Após a cirurgia de transplante chagásico. Em todos os transplantados são realizadas biopsias do coração novo para observar se há a presença de rejeição, porém, nos chagásicos elas podem também diagnosticar a recidiva da doença, antes dos sintomas característicos da cardiopatia aparecerem.


"Em média 25% dos pacientes transplantados por causa da Doença de Chagas são afetados por recidivas. Porém a mortalidade nesses quadros é baixa. Em geral vivem tempo semelhante aos que não apresentaram o problema. São tratados com antibióticos e conseguem manter uma boa qualidade de vida", ressalta o dr. Cipullo.


A cardiopatia de Chagas só se manifesta após anos que o paciente a contraiu. Os principais sintomas são febre, falta de ar, mal-estar e inchaço nas pernas, na pleura e barriga. Não tem cura na fase crônica, apenas controle com tratamento de insuficiência cardíaca e transplante do coração nos casos de maior gravidade.


O 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular acontece de 18 a 20 de abril de 2008, no hotel WTC, na capital paulista. Reunirá os principais nomes da Cirurgia Cardíaca nacional e convidados internacionais para debater uma programação científica que abordará desde o mais simples procedimento até o transplante. A Programação completa e informações gerais em www.sbccv.org.br.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Carlos Loesia falece vítima do novo coronavírus

2
Geral

Em Aquidauana, homem é flagrado por câmera de segurança furtando abóbora

3
Policial

Homem contrata e tenta jogar mulher da ponte para não pagar por sexo

4
Geral

Quatro municípios já se recusam a seguir decreto estadual com restrições à covid

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min18 max27

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min18 max27

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XVI: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo