X

É possível baixar casos de Aids com uso em massa de antirretroviral, diz médico

Tese foi apresentada pelo epidemiologista sul-africano Brian Williams. Associação Americana para o Avanço da Ciência faz reunião em San Diego.

Cientistas acreditam que poderiam combater rapidamente o vírus da Aids, infecção que mata dois milhões de pessoas anualmente, por meio de tratamentos com antirretrovirais. "Penso que se utilizarmos os antirretrovirais eficientemente é possível conter o contágio em cinco anos", delcarou o doutor Brian Williams, um epidemiologista sul-africano que coordenou o estudo.

"Os antirretrovirais no mercado são muito eficazes e produzem poucos efeitos colaterais, mas o problema é que os utilizamos apenas para salvar a vida das pessoas infectadas e não para frear a pandemia", explicou Williams no congresso anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em San Diego (Califórnia).

Tomados de maneira regular, os antirretrovirais permitem reduzir a concentração do vírus HIV no sangue para 1/10 mil do valor inicial. A forte redução da carga viral faz o potencial de contágio de cada pessoa cair para 1/20, o que é suficiente para conter a transmissão do vírus, explica o cientista.

Dessa forma, seria possível reduzir a mortalidade em quase 95% até 2015, o que resultaria em uma prevalência quase nula até 2050, ainda segundo Williams.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ordem do Dia

Alteração nas regras de proibição da pesca do Dourado é aprovada

As sessões da ALEMS são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia

Política

TSE proíbe candidato de impulsionar link com o nome de adversário

Serviço é vendido por motores de busca como o Google

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo