19 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Em expedição de 2.500 km, casal de ciclistas chega a Aquidauana

Eles saíram de São Paulo e vão percorrer o centro geodésico da América do Sul

1 SET 2015 - 10h30min
da Redação ? Aníbal Placêncio
Em uma viagem que completa exatamente um mês nesta terça-feira (01º), Aquidauana entrou na rota de um casal de ciclistas paulistanos. O fotógrafo Carlos Crow, 39 anos, e a jornalista Cláudia Hallage, 36, realizam a Expedição CicloAmérica e planejam pedalar 2.500 quilômetros, com partida em São Paulo (SP) e passando pelo centro geodésico da América do Sul.
 
Apaixonados por aventura e por conhecer novos lugares, os dois chegaram a Mato Grosso do Sul por Três Lagoas, passando por Campo Grande, Estrada Parque de Piraputanga e Camisão, até a vinda ao município da Princesa do Sul. Contam, no trajeto, com a ajuda de ciclistas da capital sul-mato-grossense, que estão os acompanhando.
 
Além das bicicletas, Carlos e Cláudia se utilizam de carona, caminhões e embarcações. Mas essa não é uma viagem de férias, ou apenas aventura, como deixam claro. O tom é bastante crítico em relação às condições das ciclovias país afora.
 
"Nosso objetivo é verificar a situação das ciclovias nas regiões por onde estamos passando. Em Três Lagoas e Aquidauana, por exemplo, constatamos que as ciclovias não têm sinalização horizontal e nem vertical", alerta Carlos.
 
Segundo o fotógrafo, detalhes como esse impedem que a bicicleta seja vista como um meio de transporte sério, não apenas na Princesa do Sul. Ele diz que é comum, em São Paulo, as pessoas irem trabalhar de bike, o que acredita que deveria ser ainda mais constante por aqui.
 
"Alguns falam que não querem chegar suados ao trabalho, essas coisas, mas a bicicleta é um meio super importante de transporte, ainda mais no caso daqui, uma cidade plana, pequena".
 
Carlos e Cláudia, que estão pela primeira vez por aqui, destacam esperar que o Poder Público de Aquidauana promova reuniões com os ciclistas, para melhoras as condições das ciclovias na cidade.
 
Após deixar Aquidauana, o casal segue para Miranda e Corumbá, além de também passar pela Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra. Posteriormente, pretende retornar para Mato Grosso do Sul, em Corumbá, com o plano de seguir de chalana até Porto Jofre, em Mato Grosso. Ao término da viagem, a jornalista conta que vai escrever um livro-reportagem sobre a Expedição CicloAmérica. Mais informações estão disponíveis no Facebook ou no blog oficial da viagem.

View Energy - Setembro21_09
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Marcos Palmeira e José Loreto chegam para gravação de "Pantanal"

2
Entretenimento

Açaí tem gosto de terra? Pois o tamanduá decidiu tirar a dúvida por conta própria

3
Policial

Fronteira em alerta após ameaças de ataque do PCC

4
Geral

Últimas três vítimas de naufrágio em Corumbá ainda serão veladas

Informe Publicitário

Informe

IVRNET: compromisso pela melhor internet na região

Previsão do Tempo

min20 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Valdemir Gomes

Como...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5560
Escolas Municipais

Escola Municipal Visconde de Taunay

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Carlos Alberto A. Filho - Otorrino

Ruas Marechal Mallet, 601 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2126
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo